HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarTudo sobre sexo durante a gravidez!
sexo durante a gravidez

Tudo sobre sexo durante a gravidez!

O sexo durante a gravidez desperta muitas dúvidas entre os casais: Vai machucar o bebê? Qual é a melhor posição? Como não deixar o sexo monótono? Com que frequência devo fazer sexo? Independente da quantidade de questionamentos que você tenha, o importante é procurar informação, sanar as dúvidas e não deixar o sexo de lado durante a gravidez.

O sexo é muito importante para a relação do casal. É um momento íntimo, de troca de carinho, afeto e que não deve ser deixado de lado só porque o casal está esperando um bebê. É óbvio que cada mulher tem as suas particularidades e a intensidade do desejo varia de pessoa para pessoa. Para algumas mulheres o desejo aumenta, já para outras ele quase desaparece.

sexo durante a gravidez

O sexo durante a gravidez

Segundo as colaboradoras do Alô Mamãe, a médica Renata Zobaran e a enfermeira obstetra Letícia Silva, “no primeiro trimestre é comum que ocorra a diminuição das atividades sexuais entre os parceiros por se tratar de algo novo. O medo, a insegurança, as mudanças físicas no corpo da mulher, o mal-estar do início da gestação e, até mesmo, a falta de informação sobre o assunto podem ocasionar essa diminuição do desejo”.

É preciso ter paciência e respeitar cada momento. De acordo com as especialistas, é imprescindível ter a consciência de que o ato sexual na gestação não prejudica o bebê. Aliás, muito pelo contrário, o sexo fornece bem-estar para o casal e para o bebê. O feto sente que a mãe está passando por um momento de satisfação, alegria e relaxamento.

Durante o último trimestre da gestação, devido ao tamanho da barriga, o casal, principalmente a mulher, pode ficar desconfortável durante a relação sexual. Neste período, as especialistas dizem que o diálogo entre o casal é a melhor solução para a relação não esfriar. “Conversar com o parceiro é a melhor saída, assim vocês podem avaliar qual é a melhor posição e forma de manter uma relação de intimidade que seja agradável e confortável para ambos”.

Elas também dão dicas em relação as melhores posições: “uma das mais adotadas pelas gestantes na fase final é aquela que o casal fica de lado na posição de conchinha. Outra opção é a mulher ficar por cima do parceiro, assim ela tem mais controle sobre a profundidade”.

Atenção: as especialistas do Alô Mamãe alertam que apesar do ato sexual ser saudável durante a gestação, existem situações que ele pode ser contraindicado! Em casos de situação de risco, como aborto, trabalho de parto prematuro ou deslocamento de placenta, por exemplo, é necessário buscar orientação com o obstetra.

O sexo é essencial para o casal, mas o mais importante é você vivenciar a gestação de modo pleno, com tranquilidade e muito amor!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.