Vacina contra febre amarela nas grávidas: pode ou não pode?
Já falamos aqui sobre a imunização dos bebês contra a febre amarela. Hoje chegou a vez de falar das gestantes. No noticiário, a gravidez é apontada como uma contraindicação para a vacinação. Mas como proteger as gestantes? E por que a vacina contra febre amarela nas grávidas é contraindicada?
Para falar sobre a prevenção da febre amarela e os cuidados especiais que as gestantes devem tomar, conversamos com o ginecologista e obstetra Dr. Rodrigo de Rosa Filho.
Por que a vacina contra febre amarela nas grávidas é contraindicada?
“A vacina não é indicada para as gestantes pois ela é formada por vírus vivos atenuados, que podem se manifestar, causando reações e mal estar”, explicou o Dr. Rodrigo, que alerta que a gestante deve consultar seu obstetra caso more em regiões com surto da doença.
“Em áreas endêmicas – com alto risco de contrair o vírus – a vacina pode ser indicada. Mas é importante que a grávida consulte um obstetra ou infectologista, que é o profissional indicado para avaliar os riscos e benefícios de administrar a vacina em gestantes”.
Essa recomendação já acontece nas cidades onde há maior número de casos. “Vale ressaltar que a epidemia da febre amarela está bem reservada em regiões de mata”, lembrou o especialista.
Não há estudos que comprovem que o vacina contra febre amarela nas grávidas prejudique o desenvolvimento do bebê, mas os especialistas são cautelosos com qualquer medicação que seja administrada em gestantes. E como a febre amarela é uma doença com risco de complicações, que podem levar a óbito, prevenir é a melhor medida!
Lembramos que o ideal é estar sempre com todas as vacinas em dia antes de engravidar. Se a mulher já foi vacinada contra febre amarela em campanhas de anos anteriores, pode ficar tranquila que está protegida contra o vírus.
▷ Vitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais
Como a gestante pode se prevenir?
Como é transmitida por picada de mosquito, a febre amarela exige os mesmos cuidados que as gestantes já tomam para se proteger da dengue, zika e chikungunya.
- Use repelente diariamente, que deve ser repassado várias vezes ao dia. Os melhores são a base de Icaridina, que possuem efeito prolongado.
- Instale telas de proteção em portas e janelas.
- Evite viajar para regiões com casos da doença.
- Se tiver ar condicionado, ligue o aparelho principalmente durante a noite e no final da tarde. Insetos não gostam de ambientes refrigerados.
- Vista roupas claras, compridas e com mangas, preferencialmente brancas.
- Cuide para que sua casa não tenha focos de reprodução de mosquitos Aedes Aegypti: elimine qualquer fonte de água parada.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
10 coisas que você não deve dizer para uma grávida
10 motivos para amar estar grávida