HomeGravidezExamesVacinas para grávidas: confira as doses obrigatórias
vacinas para grávidas

Vacinas para grávidas: confira as doses obrigatórias

A maior preocupação de toda futura mamãe é proteger o bebê e garantir seu desenvolvimento saudável. Por isso, a gestação é um período de algumas restrições a certos medicamentos, alimentos e bebidas, que podem causar a má formação fetal. Além do cuidado extra com hábitos até então rotineiros, é importante que a imunidade da mulher esteja em dia, para garantir também uma vida saudável para a criança a longo prazo. Uma das maneiras de garantir isso é com as vacinas para grávidas, obrigatórias durante a gestação.

Com a imunização, os anticorpos são transferidos ao feto durante a gestação por meio da placenta. E, após o nascimento, seu bebê seguirá protegido graças à amamentação. É importante verificar a caderneta de vacinação antes mesmo de engravidar, para o médico avaliar a necessidade de algum reforço ou dose que não foi tomada. Essas vacinas também podem ser tomadas ao longo da gestação ou logo após o parto.

vacinas para grávidas

 

Vacinas para grávidas: quais são?

As vacinas para grávidas são compostos inativados, ou seja, com os microorganismos mortos. Não há risco para a gestante nem para o bebê. Há três principais que são consideradas indispensáveis durante a gestação:

Influenza

Essa é a famosa vacina da gripe. É uma das mais importantes porque protege a gestante dos quadros mais graves de gripe, como a pneumonia. A dose pode ser tomada em qualquer momento da gravidez. As campanhas anuais, do Governo Federal, já têm as grávidas como um dos principais grupos de alvo da imunização e oferecem a vacina sem custo.

Tríplice Bacteriana

Conhecida também como dTpa. Ela protege contra a coqueluche, difteria e tétano, essa última sendo muito importante para o feto. Ela imuniza contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer pelo uso de instrumentos contaminados durante o nascimento do bebê. A dTpa é especialmente importante para as gestantes em função do aumento de casos de coqueluche em recém-nascidos e bebês de até 1 ano de idade. Ela causa complicações mais graves, com altas taxas de mortalidade. A vacina é recomendada entre a 27ª e 36ª semana de gestação e está disponível na rede pública de saúde.

Hepatite B

A hepatite B é uma infecção de fácil transmissão durante a gravidez, por isso é importante imunizar a mãe e proteger o feto. Crianças infectadas podem apresentar cirrose hepática e câncer na fase adulta. É administrada em três doses, com preferência para o segundo semestre de vacinação. Também é gratuita e pode ser tomada em postos de saúde. Como é uma vacina já recomendada para a mulher, antes mesmo da gestação, é importante verificar na caderneta de vacinação se a grávida já está imunizada. Quase sempre não há necessidade de reforço. Se há alguma dúvida, ela será esclarecida pelo resultado do exame de sorologia, que é solicitado na primeira consulta de pré-natal.

vacinas para grávidas

 

Vacinas proibidas na gravidez

Assim como há vacinas essenciais para garantir a saúde do bebê, também há aquelas que podem prejudicar sua formação. As vacinas contra rubéola, sarampo, caxumba, HPV e rotavírus contém os vírus vivos, que prejudicam o bebê. Elas podem causar má formação, problemas cardíacos e neurológicos, deficiência visual e auditiva, entre outras condições. O importante é consultar o seu médico sempre que tiver dúvidas em relação a tratamentos e prevenção de doenças.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Entenda o que é a Toxoplasmose e como evitar

Exames essenciais no 1º trimestre da gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.