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veganismo na gravidez

Tudo que você precisa saber sobre veganismo na gravidez!

A alimentação na gravidez tem o dobro de importância! Além de garantir a saúde da mamãe, agora há um novo serzinho que precisa de um aporte nutricional para crescer da melhor forma. Por isso, algumas mulheres questionam se é possível manter o veganismo na gravidez.

Sim, é possível. A alimentação vegana é livre de qualquer alimento de origem animal, seja por qual for a razão. Alguns acreditam que essa não é uma forma digna de tratar os bichos, outros não concordam com os benefícios do consumo.

O estilo de vida vegano também é sobre não consumir nenhum tipo de produto que faz testes em animais ou tenha algum ingrediente relacionado, como cosméticos, produtos de limpeza e até mesmo roupas.

Seja como for, ao praticar o veganismo na gravidez, é preciso ter consciência e fazer substituições na alimentação e, se necessário, suplementação para consumir todos os nutrientes. Vamos entender mais sobre o assunto?

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Benefícios do veganismo na gravidez

  • Melhora na digestão dos alimentos
  • Diminui a azia
  • Previne a hipertensão e ganho excessivo de peso
  • Melhora no funcionamento intestinal 

Quais alimentos substituem a proteína animal?

As proteínas têm diversas funções no organismo, como atuar na coagulação sanguínea e formação de anticorpos. Por isso, adequar o consumo na dieta da gestante é fundamental, independente do tipo de alimentação escolhido.

Para a grávida vegana, as proteínas de origem vegetal precisam ser consumidas da forma correta para um melhor aproveitamento e absorção. Isso porque a quantidade de alimentos de origem vegetal ingerida para a aquisição dos aminoácidos é maior do que na dieta que inclui carnes. Então, enriquecer o prato com brotos, sementes, cogumelos, quinoa, folhas verdes e tofu é essencial! 

Outras opções são: leguminosas como feijões, ervilha, lentilha e grão de bico. A famosa combinação de arroz e feijão é uma ótima pedida para quem deseja praticar o veganismo na gravidez. 

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E se precisar suplementar?

Geralmente, é possível encontrar todos os nutrientes necessários na alimentação, mas alguns casos específicos torna-se necessário fazer a suplementação na gravidez, especialmente se a mãe for vegana. O mais comum é ter que suplementar a vitamina B12, vitamina D e ômega 3.

Para demonstrar a importância dos nutrientes para o crescimento do bebê, vamos te mostrar as principais funções de alguns. Olha só!

  • Cálcio: ajuda na formação óssea, dos dentes, nervos, coração e músculos. Além disso, controla a frequência cardíaca e a coagulação do sangue;
  • Flúor: necessário no início dos dentes do bebê e ainda mais fundamental nos últimos trimestres para desenvolver os dentes incisivos e molares;
  •  Ácido fólico: essencial no desenvolvimento cerebral do bebê, podendo evitar anencefalia ou sequelas graves ao sistema neurológico. Também pode evitar doenças do coração e do trato urinário;
  • Ferro: forma os glóbulos vermelhos e produz mais hemoglobina – proteína que permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório;
  • Vitamina A: importante para o desenvolvimento celular, dos olhos, pele, mucosas, ossos e para criar resistência à infecções;
  • Vitamina D: ajuda na formação dos ossos e dentes.

Você é ou conhece uma grávida vegana? É totalmente possível manter esse estilo de vida, sempre com muita responsabilidade, assim como qualquer outro tipo de alimentação, certo? 

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