Qual é a importância da vitamina A na gravidez?
Você conhece a importância da vitamina A na gravidez? Fundamental para o crescimento e desenvolvimento, ela também tem uma função antioxidante para as futuras mamães. Vamos entender melhor?
Os benefÃcios da vitamina A na gestação
A vitamina A é super benéfica para as mamães, principalmente para aquelas que precisam fortalecer o sistema imunológico.
Ela também participa do desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê. Sua ausência ou deficiência pode estar relacionada ao aborto, à microcefalia, a distúrbios oculares e de visão fetal.
Onde a vitamina A está presente?
Em alimentos de cor alaranjada como mamão, cenoura e a moranga, por exemplo. Os legumes e frutas de tons amarelados e avermelhados também são fontes de betacaroteno que vão se transformar em vitamina A. Confira outros exemplos:
- Óleos de peixe;
- Gema de ovo;
- FÃgado de boi;
- Queijo;
- Batata-doce;
- Manga;
- Leite integral;
- Abóbora;
- Damasco;
- Cenoura;
- Brócolis
- Espinafre;
- Mamão papaia: oferece um terço da vitamina A, que as pessoas precisam por dia;
- Laranja: além da vitamina C, ela conta também com uma quantidade de vitamina A em sua composição;
- Pêssego: é a fruta mais rica em vitamina A, tem função antioxidante.
Mas vale lembrar que uma alimentação diversificada é suficiente para atingir a dose diária recomenda de vitamina A. Por isso, deve-se ter cuidado ao usar suplementos vitamÃnicos sem orientação médica ou do nutricionista, já que o excesso também pode trazer prejuÃzos como dores de cabeça, cansaço, visão turva, náuseas, perda de apetite, descamação da pele e queda de cabelo.
Uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida, mas é especialmente fundamental na gestação. Por isso, todas as vitaminas na gravidez são ótimas para garantir os nutrientes essenciais no desenvolvimento do bebê. Cuide-se!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais:
Vitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais