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vitaminas na gravidez

Vitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais

Uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida, mas é especialmente fundamental na gestação. Por isso, as vitaminas na gravidez são ótimas para garantir os nutrientes essenciais no desenvolvimento do bebê, prevenindo anemia, defeitos no tubo neural, perda óssea, entre outras condições.

O ideal é que esse aporte de nutrientes venha da alimentação, mas sabemos que nem sempre é possível. Por isso, muitos obstetras recomendam a suplementação de vitaminas na gravidez.

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Todas as grávidas precisam tomar vitaminas na gravidez?

A suplementação na gravidez é indicada desde o primeiro trimestre, e com o avançar dos meses, se torna ainda mais importante. O que será suplementado e a quantidade dependerá de cada mulher, da sua alimentação, hábitos de vida e idade gestacional.

É importante destacar que alguns nutrientes possuem uma demanda mais alta durante a gestação, e por isso, vale ficar atenta às fontes alimentares e a suplementação, quando for necessária.

As vitaminas do complexo B são um exemplo, com ênfase para a vitamina B9, também chamada de ácido fólico. Ela é importante principalmente no comecinho da gravidez, para o fechamento do tubo neural do bebê, evitando assim à má formação.

O ferro também é um nutriente essencial durante toda a gestação. Muitas mulheres já entram na gravidez com estoques mais baixos desse nutriente, o que torna necessário iniciar sua suplementação desde o início.

Mas a sua demanda é crescente com o avançar da gravidez, sendo muito utilizado pelo corpo no terceiro trimestre. Ter níveis adequados de ferro evita anemias e complicações sérias, tais como parto prematuro, baixo peso ao nascimento, problemas cognitivos no bebê.

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Vitaminas essenciais na gravidez

Conheça algumas das vitaminas essenciais na gravidez e em quais alimentos elas podem ser encontradas:

Vitamina A: é importante para o desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e aparelho digestivo do bebê. Na alimentação, pode ser encontrada nos óleos de peixe, gema de ovo, frutas vermelhas, frutas amarelas e nos vegetais amarelos, vermelhos e verde escuros.

Complexo B (vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e ácido fólico): são importantes na formação de células novas e do sistema nervoso do bebê. Vegetais, grãos integrais, carne, peixe e leite são ricos em vitaminas do complexo B.

Vitamina C: vitamina fundamental para produção de tecidos novos e ajuda o organismo na absorção do ferro. A gestante deve incluir frutas cítricas e vegetais verdes na dieta.

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Vitamina D: tem papel importante na absorção de cálcio, contribuindo para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes do bebê. Peixes de carne gordurosa (como o salmão), ovos e manteiga possuem o nutriente. Mas o sol ainda é determinante para a absorção da vitamina D. A gestante deve tomar banho de sol nos braços e nas pernas por 15 minutos, diariamente, sem protetor solar.

Vitamina E: vitamina essencial para a defesa das células. Na alimentação, está presente o germe de trigo, gema de ovo, sementes, nozes e vegetais verdes.

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Tomar vitaminas sem orientação é perigoso?

Sim! Tomar vitaminas sem orientação do médico ou do nutricionista é perigoso porque o excesso de alguns nutrientes podem causar problemas para o bebê e para a mãe. Dessa forma, é importante que a suplementação seja feita de acordo com a recomendação do médico ou do nutricionista de acordo com o resultado dos exames da mulher.

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