HomeGravidezAlimentaçãoVitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais
vitaminas na gravidez

Vitaminas na gravidez: saiba quais são as essenciais

Uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida, mas é especialmente fundamental na gravidez. A gestante deve consumir os nutrientes essenciais para garantir o desenvolvimento do bebê, prevenindo anemia, defeitos no tubo neural, perda óssea, entre outras condições. O ideal é que esse aporte de nutrientes venha da alimentação, mas sabemos que nem sempre é possível. Por isso, muitos obstetras recomendam a suplementação de vitaminas na gravidez.

vitaminas na gravidez

 

Todas as grávidas precisam tomar vitaminas na gravidez?

Não exatamente. Um dos papéis do médico é orientar a gestante sobre uma rotina alimentar adequada e identificar suas possíveis carências nutricionais. Durante o pré-natal, o obstetra só indicará a suplementação se for realmente necessária.

Como quase tudo na vida, o excesso de vitaminas também traz malefícios. Por isso, a grávida não deve tomar vitaminas na gravidez sem o aval médico. Além disso, o ideal é que a gestante procure orientação adequada com um nutricionista.

Beber água na gravidez é fundamental para a saúde do bebê

Conheça algumas das vitaminas essenciais na gravidez e em quais alimentos elas podem ser encontradas:

Vitamina A: é importante para o desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e aparelho digestivo do bebê. Na alimentação, pode ser encontrada nos óleos de peixe, gema de ovo, frutas vermelhas, frutas amarelas e nos vegetais amarelos, vermelhos e verde escuros.

Complexo B (vitaminas B1, B2, B3, B6, B12 e ácido fólico): são importantes na formação de células novas e do sistema nervoso do bebê. Vegetais, grãos integrais, carne, peixe e leite são ricos em vitaminas do complexo B.

Vitamina C: vitamina fundamental para produção de tecidos novos e ajuda o organismo na absorção do ferro. A gestante deve incluir frutas cítricas e vegetais verdes na dieta.

Vitamina D: tem papel importante na absorção de cálcio, contribuindo para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes do bebê. Peixes de carne gordurosa (como o salmão), ovos e manteiga possuem o nutriente. Mas o sol ainda é determinante para a absorção da vitamina D. A gestante deve tomar banho de sol nos braços e nas pernas por 15 minutos, diariamente, sem protetor solar.

Vitamina E: vitamina essencial para a defesa das células. Na alimentação, está presente o germe de trigo, gema de ovo, sementes, nozes e vegetais verdes.

Já o sulfato ferroso é exigido caso a mulher apresente, nos exames, uma pré-disposição para a anemia.

vitaminas na gravidez

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Conheça os chás proibidos para gestantes

– Confira 5 alimentos proibidos para gestantes!

– Ganho de peso ideal na gestação

– Tomar cerveja NÃO aumenta a produção de leite e FAZ MAL para o bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.