HomeComportamento9 filmes sobre maternidade e família indicados ao Oscar
filmes sobre maternidade

9 filmes sobre maternidade e família indicados ao Oscar

A maior premiação do cinema mundial está se aproximando, no dia 24 de fevereiro, a cerimônia do Oscar terá nove filmes sobre maternidade e família com indicações em diversas categorias.

Quem desejar assistir o Oscar na televisão poderá acompanhar essa grande festa na TV Globo, à meia-noite, ou no canal fechado TNT, que transmite o evento a partir das 21h. Filmes aclamados pela crítica terão espaço garantido no famoso tapete vermelho. Prepara a pipoca porque nós do Ficar Grávida vamos contar alguns detalhes sobre cada um deles.

Confira os filmes sobre maternidade e família que são destaque no Oscar!

1 – Se a Rua Beale Falasse

Inspirado no fantástico romance de James Baldwin, o filme dirigido por Barry Jenkins, o mesmo diretor de Moonlight, disputa o prêmio em três categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Atriz Coadjuvante.

Se a Rua Beale Falasse narra a vida de Tish, uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê. É sem dúvida um dos filmes sobre maternidade mais incríveis.

filmes sobre maternidade

2 – Roma

Com o mérito de ter sido a primeira produção da Netflix indicada ao Oscar, o filme conseguiu ser indicado a nada mais, nada menos, que nove categorias e se tornou ao lado do longa “A Favorita” o recordista de indicações.

O filme retrata a rotina de uma família de classe média que é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

filmes sobre maternidade

3 – Detainment

Indicado ao prêmio de Melhor Curta-Metragem, o filme se baseia em fatos reais e reproduz a história do assassinato de James Bulger, na Inglaterra, um crime que na época gerou repercussão internacional e acabou resultando na redução da maioridade penal para 10 anos na Grã-Bretanha.

Como não poderia ser diferente, a realização do filme e sua indicação ao Oscar, foi extremamente criticada por Denise Fergus, a mãe de James Bulger. Ela declarou sentir-se enojada com o filme e a falta de respeito com a memória de seu filho.

filmes sobre maternidade

4 – Madre

Concorrendo também ao prêmio de Melhor Curta-Metragem, o curta espanhol Madre traz uma história impactante e repleta de suspense. O roteiro se baseia em uma mulher que está em sua casa na Espanha junto com a sua mãe e recebe uma ligação do filho de apenas seis anos de idade, que está na França com o pai.

Pelo telefone, o menino pede ajuda para a mãe e assim momentos de tensão e angústia se iniciam. Premiadíssimo, o curta já ganhou prêmios de grande relevância, como Goya, José María Forqué, Madrid Short Film Week e outros diversos festivais. Para quem gosta de filmes sobre maternidade com fortes emoções esse curta é um prato cheio!

filmes sobre maternidade

5 – Of Fathers and Sons

Dirigido pelo cineasta curdo Talal Derki, esse filme indicada ao prêmio de Melhor Longa-Metragem aborda um tema bastante delicado e porque não, polêmico. Gravado na Síria, o filme mostra a rotina de uma família radical islâmica, que permitiu a filmagem da sua vida diária por mais de dois anos.

Com sua câmera, Derki “captura o momento arrepiante quando a infância morre e o jihadismo nasce.”

filmes sobre maternidade

6 – A esposa

Gleen Close dá um show de atuação no filme “A Esposa”, seu desempenho brilhante rendeu a sua indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. O filme retrata o processo de separação de Joan Castleman, casada com um homem controlador e que não sabe como cuidar de si mesmo ou de outra pessoa.

Ele é um escritor e está prestes a receber um Prêmio Nobel de Literatura. Joan, que passou 40 anos ignorando seus talentos literários para valorizar a carreira do marido, decide abandoná-lo.

filmes sobre maternidade

7 – Cafarnaum

O filme libanês Cafarnaum já conseguiu um feito incrível, foi o segundo filme de origem libanesa a ser indicado ao Oscar em todos os 91 anos de história da cerimônia. Concorrendo ao prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira, o drama mostra a história de Zain, menino que aos 12 anos cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho.

Quando sua irmã de 11 anos é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria.

filmes sobre maternidade

8 – Bao

Um dos filmes sobre maternidade mais fofos é essa produção da Disney/Pixar, o curta Bao traz a história de uma mulher sino-canadense que sofre com uma síndrome conhecida como “ninho vazio”.

Ela recebe uma segunda chance de vivenciar a maternidade quando um dos seus bolinhos artesanais ganha vida. A obra é uma das indicações ao prêmio de Melhor Curta em Animação.

filmes sobre maternidade

9 – Os Incríveis 2

Foram quase 15 anos de espera pela sequência de Os Incríveis, mas os fãs da animação foram totalmente recompensados com um filme literalmente incrível. A franquia fez sucesso novamente nos cinemas e foi merecidamente indicada ao Oscar de Melhor Animação.

Na continuação da animação, Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica e cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. O que ele não esperava era que o caçula da família também tivesse superpoderes, que surgem sem qualquer controle.

filmes sobre maternidade

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Luma Costa mostra décor lúdico e minimalista no quarto de Eduardo

Cantora Thaeme faz Chá de Bebê Carrossel: confira os detalhes!

10 famosos que serão papais em 2019

10 grávidas famosas que serão mamães em 2019

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.