HomeTentantesDicas para Engravidar10 erros comuns entre os casais que estão tentando engravidar
tentando engravidar

10 erros comuns entre os casais que estão tentando engravidar

Está tentando engravidar, mas não consegue? Ter um filho pode até parecer simples, mas os casais podem cometer algumas falhas simples, que dificultam o processo. 

Não precisa se preocupar! Com simples ajustes na rotina e hábitos, logo logo terá um bebezinho lindo e saudável na barriga da mamãe. 

tentando engravidar

10 erros dos casais tentando engravidar: 

1 – Poucas relações sexuais

Esse erro é fácil e divertido de corrigir, né? Embora algumas pessoas pensem que reduzir a frequência das relações sexuais ajuda para quem está tentando engravidar, já que, teoricamente, estariam “reservando” o esperma para quando a mulher estiver ovulando. Mas isso é um mito, ficar muitos dias sem sexo pode prejudicar a concepção.

É mais fácil esquecer o período fértil se o sexo é limitado apenas quando vocês pensam sobre a ovulação. Não precisa descartar o período fértil, tá? É super importante prestar atenção nos dias antes da ovulação, por exemplo, mas não fique preso a isso. Divirta-se! 

2 – Muitas relações sexuais

O sexo tá liberado para o casal que está tentando engravidar, mas não vai exagerar! Tome cuidado para que esse momento de intimidade do casal não se torne apenas um fim reprodutivo, causando um desgaste na relação. 

Ninguém merece ver o sexo apenas como uma tarefa pré-ovulatória! Tudo bem não estar com vontade em alguns dias. Não significa uma oportunidade perdida. Faz parte.

tentando engravidar

3 –  Focar só em posições indicadas para engravidar

Quem nunca ouviu que ‘o missionário’ é a melhor posição para engravidar? Ou que a mulher tem que manter os quadris elevados após o sexo? Nada disso! 

Independentemente da posição durante a relação sexual, quando o homem ejacula, o esperma nada e entra diretamente no muco cervical e nas trompas de falópio. Isso acontece em questão de segundos! Relaxe e faça o que você se sente a vontade. 

4 – Achar que a mulher é o problema

Quando surge a dificuldade para engravidar, é comum que pensem que tem algo errado fisicamente com a mulher. Não é verdade! Problemas de infertilidade tem a ver com a mulher, com o homem, com ambos ou até nenhum.

Por isso, a melhor coisa é que ambos os parceiros sejam acompanhados por médicos desde o início. 

tentando engravidar

5 – Contar os dias da ovulação de forma errada

Essa conta pode ser complicada. Principalmente por as regras dos livros didáticos não são certeiros. Nem sempre as mulheres ovulam 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Isso varia de acordo com o ciclo, podendo mudar mudar de mês a mês. 

Verificar os sintomas também pode acabar em erro. Nem todas as mulheres que estão tentando engravidar percebem alguma mudança durante esse período. É preciso muita sintonia com o corpo para notar o aumento do corrimento vaginal claro, semelhante à clara de ovo, alguns dias antes da ovulação, por exemplo. 

tentando engravidar

6 – Só ter relações sexuais no dia da ovulação

Deixar para o dia exato da ovulação pode ser tarde demais! Isso porque depois da ovulação, o óvulo pode ser fertilizado apenas cerca de 24 horas. O ideal é fazer sexo nos dias que antecedem, afinal, o esperma pode viver de três a cinco dias. 

7 –  Usar lubrificante

É melhor repensar, ou pelo menos, checar qual é o tipo do lubrificante. Os comerciais podem afetar negativamente a mobilidade do esperma, dificultando também o alcance do óvulo. Se for preciso usar, procure por algum que seja feito à base de água. 

8 – Consultar um especialista cedo demais

Após dois ou três meses de tentativas, é comum ficar frustrado. Isso não significa que uma consulta imediata com um especialista seja necessária! Se o casal tem menos de 35 anos, ciclos menstruais regulares e sem problemas de saúde que possam afetar a tentativa de gravidez, não precisa se preocupar tanto. 

tentando engravidar

9 – Demorar para consultar um especialista

O caso muda se vocês têm mais 35 anos, períodos irregulares e histórica de gravidez ectópica, doença inflamatória pélvica, doenças sexualmente transmissíveis e outros problemas de saúde que afetam a fertilidade. 

tentando engravidar

10 – Não cuidar da saúde no geral

Quando estão tentando engravidar, é normal pensar e focar na saúde reprodutiva. Mas cuidado para não negligenciar a saúde geral! Questões como peso, tabagismo, estresse e uso de medicamentos podem interferir no sucesso da tentativa. Até mesmo a saúde bucal é relevante! Quanto melhor o organismo estiver, mais fácil será de engravidar. 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Tratamentos para engravidar na pandemia: pode ou não pode?

Pronta para ser mãe? 10 sinais mostram que é hora de engravidar!

Você sabe calcular o período fértil?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.