HomeTentantesDicas para EngravidarAlimentos que afetam a fertilidade da mulher
alimentos que afetam a fertilidade

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Na matéria de hoje vamos falar sobre os alimentos que afetam a fertilidade feminina, mas antes é importante lembrar que todo o estilo de vida da mulher (e do casal) é determinante para a sua capacidade de gerar filhos. A alimentação é apenas um desses aspectos. Manter hábitos saudáveis – principalmente à mesa – aumenta a qualidade dos óvulos e favorece a ovulação.

 

Gravidez à mesa: alimentos que afetam a fertilidade

Antes de enumerar os alimentos que afetam a fertilidade, vamos destacar que há dois extremos na alimentação que podem dificultar que a mulher engravide: a obesidade e o baixo peso.

 

Obesidade

Estar muito acima do peso afeta diretamente a qualidade dos óvulos. A produção de células gordurosas pode levar à irregularidade do ciclo menstrual e à ovulação não efetiva. Um estudo publicado na Obstetrics and Gynecology Clinics of North America conclui ainda que o tecido adiposo trabalha na produção de adipocinas, que são substâncias que influenciam na comunicação entre as células do corpo. Quando esse processo não é feito de forma correta, as regiões do cérebro que controlam a ovulação são afetadas e impedem a reprodução.

alimentos que afetam a fertilidade

 

Magreza excessiva

Assim como o excesso de gordura, o peso baixo também prejudica a fertilidade. Mulheres muito magras apresentam deficiência em leptina (hormônio que controla a fome e a saciedade), o que contribui para a ausência de períodos menstruais. Esse fato é comprovado nos casos clínicos de anorexia, por exemplo. Um dos primeiros sinais físicos de mulheres anoréxicas é que elas param de menstruar.

 

Cafeína

A cafeína é um dos principais vilões da fertilidade. Seu consumo em excesso prejudica a absorção de ferro e cálcio, e também aumenta as chances de um aborto espontâneo nas primeiras semanas de gravidez. E não é somente o cafezinho que deve ser evitado. Chocolate, chás que contenham cafeína e refrigerantes de cola também entram na lista.

alimentos que afetam a fertilidade

 

Carboidratos refinados

O processo de refinação de alguns carboidratos favorece a perda de nutrientes como antioxidantes, vitaminas do complexo B e ferro, essenciais para quem está tentando engravidar. Isso acontece especialmente em massas, biscoitos e pães industrializados. O consumo não é proibido, mas deve ser feito com cautela e as tentantes devem priorizar esse tipo de alimento em sua versão integral e fresca.

alimentos que afetam a fertilidade

 

Açúcar

O açúcar é um dos alimentos que afetam a fertilidade, pois pode desregular a produção hormonal, atrapalhando a ovulação e a qualidade dos óvulos. E como ele também favorece o acúmulo de tecido adiposo, o melhor é evitar, lembrando que após a gravidez essa recomendação deve ser mantida para a prevenção do diabetes gestacional.

alimentos que afetam a fertilidade

 

Agrotóxicos

Sabemos que os agrotóxicos não são um grupo alimentar, mas eles estão presentes nas refeições dos brasileiros. Um estudo elaborado pelo departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da Ensp/Fiocruz Cleber Cremonese observou que grande parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino humano, o que altera os níveis de hormônios sexuais e causa efeitos adversos, principalmente sobre o sistema reprodutor. Então, as mulheres que estão tentando engravidar devem priorizar o consumo de verduras, legumes e frutas orgânicos.

alimentos que afetam a fertilidade

 

Soja

Uma pesquisa recente feita pela King’s College de Londres alerta que um componente presente na soja, a genisteína, pode dificultar a gravidez. A genisteína é um componente semelhante ao hormônio feminino estrogênio e pode aumentar a duração dos ciclos menstruais, diminuindo, portanto, a fertilidade. A soja também diminui os níveis de dois hormônios necessários para a ovulação: hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH). Mas ela não precisa ser retirada totalmente do cardápio da tentante. O consumo deve ser moderado e evitado principalmente durante o período fértil.

alimentos que afetam a fertilidade

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Exercícios físicos ajudam a engravidar!

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.