HomeTentantesDicas para EngravidarAplicativo anticoncepcional causa polêmica nos EUA
aplicativo anticoncepcional

Aplicativo anticoncepcional causa polêmica nos EUA

A FDA, agência reguladora americana, autorizou o uso do Natural Cycles como um aplicativo anticoncepcional, mesmo após denúncias de mulheres que afirmam ter engravidado com o método.

Essa é a primeira vez na história que a FDA reconhece um aplicativo como método contraceptivo, o que promete impulsionar a indústria de tecnologias voltadas para a saúde da mulher.

aplicativo anticoncepcional

Como o Natural Cycles, aplicativo anticoncepcional, funciona?

O Natural Cycles é um aplicativo anticoncepcional sueco que usa um termômetro basal (que deve ser introduzido na boca ou na vagina da mulher) – para medir sua temperatura ao acordar. Ele indica se a mulher está no seu período fértil, alertando-a do risco de engravidar se tiver relações sexuais naquele dia.

Ele funciona com base no cálculo das janelas de ovulação –  o intervalo de seis dias entre o início e o fim da ovulação é considerado o período mais fértil da mulher – a famosa “tabelinha”. Além disso, a temperatura corporal reforça o cálculo do aplicativo.

A tecnologia, que custa em torno de US$ 79,99 (R$ 323) ao ano, vem ganhando espaço entre as mulheres que buscam alternativas não-hormonais como contraceptivo. O que não é exatamente uma novidade. Já existem outros aplicativos com uma proposta parecida, mas o Natural Cycles foi o primeiro a receber o endosso da agência de saúde americana.

aplicativo anticoncepcional

Eficácia comprovada ou não?

Segundo a FDA, estudos clínicos realizados pela própria Natural Cycles constataram a eficácia do aplicativo anticoncepcional com mais de 15,5 mil mulheres. A empresa informou que elas utilizam a tecnologia como método contraceptivo por oito meses.

Os resultados indicam que apenas 1,8% mulheres que usaram o aplicativo ficaram grávidas. Os estudos apontaram ainda que 6,5% das mulheres que engravidaram não usaram o aplicativo de forma correta, ou seja, tiveram relações sexuais sem proteção em dias férteis.

Comparando com outros métodos contraceptivos, as pílulas apresentam taxas de fracasso de 9% nos EUA e o preservativo, 18%. As estatísticas são do Centro para Controle e Prevenção de Doenças.

aplicativo anticoncepcional

Aprovação da FDA gera polêmica

Mas isso não impediu uma onda de críticas dentro e fora dos EUA por causa da provação do aplicativo pela FDA. Quem é contra o Natural Cycles alega que o aplicativo não funciona de maneira correta, devido às denúncias de casos de gravidez.

A Advertising Standards Authority (ASA), organização que regula a indústria publicitária no Reino Unido, já lançou uma investigação sobre o marketing do Natural Cycles após receber denúncias de mulheres que ficaram grávidas em 2017, utilizando a tecnologia. Segundo a entidade, a empresa prometia 100% de eficácia, o que não é verdade.

O aplicativo também está sendo investigado pela Agência de Produtos Médicos da Suécia, após 37 mulheres engravidarem e realizarem abortos por causa da falha do Natural Cycles.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Indutor de ovulação: as principais dúvidas das tentantes

Engravidar após uso da pílula anticoncepcional demora?

Gravidez psicológica: 6 mitos e verdades

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário