HomeTentantesExames e TratamentosAs causas mais comuns da infertilidade masculina
infertilidade masculina

As causas mais comuns da infertilidade masculina

A infertilidade masculina é tão comum quanto a feminina. Quando um casal tem dificuldade em ter filho, é preciso investigar a saúde do homem e da mulher. Infelizmente, por mais arcaico que pareça, ainda é comum a culpa por não ter filhos recair encima da mulher.

Os casos de infertilidade masculina podem ocorrer por diversos fatores. A boa notícia é que grande parte deles têm tratamento. O exame físico da bolsa testicular e o espermograma, que informa o número de espermatozoides que o homem ejacula, são imprescindíveis para o médico avaliar o potencial reprodutivo masculino.

Doenças mais comuns

– Varicocele

É uma dilatação anormal das veias dos testículos. O aparecimento da varicocele pode atrapalhar a produção dos espermatozoides, pois essas ‘varizes’ aumenta a temperatura escrotal e intratesticular. Essa doença é diagnosticada por meio de exame físico.

– Criptorquidia

É uma doença congênita – presente desde o nascimento. Ela é caracterizada pelo não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal. A correção pode ser feita através de cirurgia ainda na infância.

– Azoospermia

É caracterizada pela ausência de espermatozoides no sêmen. A azoospermia é dividida em dois grupos: obstrutiva e não obstrutiva. Presente em 15% dos homens, a azoospermia obstrutiva é o caso mais comum – os espermatozoides são produzidos, mas um bloqueio no canal impede a saída dos espermatozoides. Já a ozoospermia não obstrutiva é quando não tem nada impedindo a passagem dos espermatozoides e, mesmo assim, não há espermatozoides no sêmen. Os dois tipos não têm nenhum sintoma aparente.

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.