HomeTentantesVocê sabe detectar sua ovulação?
ovulação

Você sabe detectar sua ovulação?

Tentantes, nossa matéria de hoje é especial para vocês! A ovulação nada mais é do que quando o ovário libera um ou mais óvulos nas trompas para encontrar com o espermatozoide que vai fecundá-lo, ou seja, um dos principais acontecimentos que determinam a ocorrência ou não de uma gravidez. Nosso corpo dá sinais de tudo o que acontece dentro dele, basta ficar atento e perceber o que está tentando dizer. No caso da ovulação, você sabe detectar quando está acontecendo? Se vocês querem descobrir como seu organismo age em um dos momentos mais importantes da fecundação, preste bem atenção às dicas que vamos passar!

ovulação

 

Aprenda a descobrir quando sua ovulação está acontecendo

Dentre as maiores dicas que seu organismo dá durante a ovulação é uma mudança bem sutil, mas facilmente perceptível no seu comportamento. A natureza age de forma perfeita ao deixar as mulheres, nesse período, mais vaidosas, comunicativas, deixando até a pele, os cabelos e os olhos com um brilho especial e diferenciado! Fique bem atenta a esta fase, ela é perfeita para conceber um bebê!

 

Primeiro descubra quando é o seu período fértil!

Um cálculo básico e super simples pode ajudar você a descobrir quando é o seu período fértil, ou seja, quando é a melhor época de engravidar. Para saber de quantos dias é o seu ciclo menstrual, você deve marcar o primeiro dia de sua menstruação, este é o primeiro dia do ciclo, que deverá terminar no dia anterior à próxima menstruação. Então, divida por dois e deixe dois dias para frente e dois para trás, como margem de erro. Pronto, este é o seu período fértil, ou seja, a época em que a sua ovulação deverá ocorrer. Por exemplo, em um ciclo de 28 dias, o período fértil acontece entre 12º e o 15º dia.

Nós temos uma matéria inteirinha explicando este cálculo aqui.

ovulação período fértil

 

Atenção aos sinais de seu corpo!

 

Temperatura basal

Uma forma do seu organismo falar que está ovulando é pela temperatura do corpo, que aumenta durante a ovulação. Você pode posicionar o termômetro embaixo da língua todos os dias pela manhã, assim que acordar, antes mesmo de levantar! Se houver uma oscilação de cerca de meio grau, você estará ovulando!

ovulação temperatura basal

 

Muco cervical

A mudança na aparência da secreção vaginal também é bem perceptível, ficando semelhante com a clara de ovo. Esta é uma mudança bem fácil de ver, fique atenta!

ovulação muco cervical

 

Dor pélvica

Diferente do muco cervical, este detalhe é mais difícil de perceber, podendo facilmente ser confundido com uma cólica normal. Discretas pontadas na região pélvica são causadas pelo rompimento da fina membrana que reveste o ovário para a liberação do óvulo. Se prestar bastante atenção, perceberá facilmente.

 

Exames também podem ajudar a confirmar a ovulação

Teste de farmácia

Semelhante ao teste de gravidez, onde um bastão deverá ser mergulhado na urina, para detectar o hormônio LH, associado à liberação do óvulo.

ovulação teste de farmácia

 

Ultrassom seriada

É bem comum que os médicos solicitem um exame de ultrassonografia seriada, para acompanhar todo o processo do desenvolvimento do folículo ovariano que vai liberar o óvulo nas trompas. São vários dias que você precisará fazer ultrassons endovaginais, para analisar as diversas fases de seu ciclo. O aumento de volume significa que logo ele irá expelir o óvulo, enquanto as paredes do útero ficam mais espessas para facilitar a implantação do óvulo fecundado. Como a frequência de relações deve ser mais intensa quando o óvulo estiver prestes a ser liberado pelo ovário, o médico responsável pelo exame é quem faz as devidas recomendações.

ovulação ultrassom seriada

 

Não esqueça de manter uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, sempre prestando bastante atenção às mudanças físicas e até psicológicas. É importante que você relaxe e não deixe a ansiedade atrapalhar o processo, deixe que a natureza siga seu curso. Especialistas afirmam que um casal fértil normal pode demorar até um ano para engravidar normalmente. Se você achar que está demorando muito, consulte um médico para verificar uma possível infertilidade no casal.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– Existem posições que facilitam a fecundação?

– Dieta Low Carb aumenta chances de gravidez

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Não consigo engravidar pois tenho trompas bilateral obstruída ,Meu sonho é engravidar mas não consigo tratamento pelo sus, tenho 41 anos e ainda vivo correndo atrás desse tratamento, não posso desistir

    24 de janeiro de 2018