HomeTentantesDicas para Engravidar6 dicas para engravidar mais rápido e com saúde
dicas para engravidar

6 dicas para engravidar mais rápido e com saúde

As mulheres que buscam dicas para engravidar já sabem: o planejamento será o seu principal aliado para garantir a saúde e um desenvolvimento adequado para o bebê.

Para isso, a mulher deve se preparar antes mesmo da concepção, mudando alguns hábitos em sua rotina para garantir um corpo saudável para a gestação.

O cuidado também ajuda a trazer mais tranquilidade para o processo. Quer conferir as dicas para engravidar? A ginecologista e obstetra de São Paulo, Dra. Maria Elisa Noriler compartilhou algumas recomendações conosco.

dicas para engravidar

Dicas para engravidar:

Visite seu ginecologista

A consulta pré-concepcional é o primeiro passo para quem deseja engravidar com saúde e prevenir diversos problemas. O especialista irá indicar a realização de alguns exames sanguíneos e físicos, controle de peso, atualização da carteira de vacinação e iniciação de alguns medicamentos importantes para saúde da mãe e de seu bebê.

Cuidado com a alimentação

A futura mamãe deve cuidar da alimentação, mesmo antes de engravidar. Para isso, a Dra. Maria Elisa indica cinco a seis refeições por dia e com consumo maior da quantidade de frutas e vegetais. Além disso, vale também incluir na alimentação fibras, grãos e cereais integrais. “Esse tipo de dieta ajuda a estabilizar as funções hormonais e assim contribuem para que a mulher consiga ter um filho”, explica a especialista.

Abandone os maus hábitos

Você sabia que o fumo pode reduzir a fertilidade em 25%? Além disso, o cigarro pode apresentar maior incidência de irregularidade menstrual, amenorreia e até aceleramento da menopausa. Já o álcool compromete em 80% a capacidade de engravidar e aumenta o risco de aborto e interfere no desenvolvimento fetal.

Por isso, mulheres que desejam engravidar logo devem parar de fumar e dar um tempo de bebidas alcoólicas para aumentarem as suas chances de concepção.

dicas para engravidar

Conheça o seu ciclo menstrual

Quando é o seu período fértil? Seu ciclo menstrual é regular? As respostas para essas perguntas são muito importantes para quem deseja engravidar.

“Geralmente, em um ciclo normal, que dura em torno de 28 dias, a ovulação costuma acontecer na metade do ciclo. Sendo assim, existe maior possibilidade de engravidar se o ato sexual ocorrer no período de dois a três dias antes do provável dia fértil”, explica a ginecologista.

Cuidado com as emoções

O estresse e a ansiedade podem alterar o ciclo menstrual e comprometer a ovulação. Por isso, a mulher deve tentar se manter tranquila e para isso pode apostar em atividades físicas, momentos de lazer e relaxamento.

Tenha paciência

Alguns casais podem demoram até um ano para conseguir engravidar de forma natural. Apenas uma pequena parcela consegue conceber no primeiro mês de tentativas. Por esse motivo, seja paciente ao longo do processo pois, como falamos acima, a ansiedade pode atrasar ainda mais o seu sonho formar uma família.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais:

Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer?

Planejamento da gravidez: especialista fala da importância do check-up

Congelamento de sêmen preserva fertilidade masculina

Ultrassom seriada permite saber quando ocorre a ovulação

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário