HomeTentantesDicas para EngravidarVocê sabe calcular o período fértil?
calcular o período fértil

Você sabe calcular o período fértil?

Saber calcular o período fértil é fundamental às mulheres que desejam engravidar e até mesmo aquelas que acham que ainda não é hora. Ou seja, ter conhecimento sobre o tempo de ovulação pode facilitar ou adiar uma gestação.

periodo fertil

O que é o período fértil?

Antes de aprender como calcular o período fértil, vamos explicar o que é período fértil. Basicamente, ele é o intervalo de dias em que a mulher tem mais chances de engravidar, caso tenha relações sexuais. É a fase do ciclo menstrual em que o ovário se prepara e libera o óvulo para ser fecundado.

Para entender melhor como ele funciona, é importante saber que o óvulo só permanece viável para fecundação por apenas 24 horas. Já os espermatozoides sobrevivem no organismo da mulher de 3 a 7 dias, sendo que nos primeiros 2 dias eles estarão mais ativos.

Mas atenção: a contagem do período fértil não serve como método contraceptivo, conhecido popularmente como tabelinha. Isso porque existem fatores que causam variações naturais no ciclo que podem torná-lo impreciso e pouco seguro.

calcular o período fértil

Como calcular o período fértil

Para calcular o período fértil, você precisa saber quanto tempo dura o seu ciclo menstrual. O primeiro dia do ciclo é quando a menstruação desce e o tempo até o início da próxima menstruação define a quantidade de dias do seu ciclo menstrual.

Em ciclos regulares de 28 dias, o período fértil compreende os três dias antes e os três dias depois, tendo como referência o 14º dia do ciclo menstrual — contado a partir do primeiro dia da menstruação.

Caso você não tenha certeza de quantos dias o seu ciclo dura, monitore os intervalos da sua menstruação por alguns meses e calcule o tempo médio. Com o número em mãos, subtraia 14. Esse será o dia da sua ovulação. Por exemplo, se uma mulher tem um ciclo de 30 dias, sua ovulação deve ocorrer no 16º dia (30 – 14 = 16), ou seja, seu período fértil ocorre entre o 13º e o 19º dias do ciclo menstrual (três dias antes e três depois).

Caso o casal tenha relações sexuais nesse período, as chances de engravidar são mais altas, principalmente se elas forem frequentes e próximas ao dia da ovulação.

calcular o período fértil

 Meu ciclo é muito irregular. Como calcular?

Uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então:

22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Para ter certeza qual o período fértil em caso de ciclo irregular, as mulheres podem recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia, consultar um ginecologista e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.

estresse causa infertilidade

Sintomas do período fértil

Além de aprender como calcular o período fértil, também é possível reparar nas pequenas alterações que se manifestam no corpo durante esse momento. Olha só:

  • Dor leve na região do baixo ventre;
  • Elevação da temperatura corporal;
  • Aumento da libido;
  • Secreção vaginal semelhante a clara de ovo.

Vale lembrar que as tentantes devem, primeiramente, procurar a orientação do ginecologista para fazer os exames necessários antes de engravidar. Caso não deseje engravidar, também é importante consultar o médico para usar o método contraceptivo adequado.

vida sexual pós-parto

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Aplicativos de celular ajudam tentantes a controlar ovulação e fertilidade

Estresse causa infertilidade? Entenda a influência

Cueca apertada pode prejudicar fertilidade do homem, aponta estudo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.