HomeTentantesDicas para EngravidarVocê sabe quando está no período fértil?
periodo fertil

Você sabe quando está no período fértil?

Você sabe reconhecer os sinais que o seu corpo dá quando está no período fértil? Se você já decidiu que chegou a hora de aumentar a família, já parou com a pílula anticoncepcional e realizou alguns exames, chegou o momento de prestar atenção nos sintomas e aumentar as chances de engravidar.

Muitas mulheres que tentam a gravidez têm dúvidas sobre o melhor período para manter relações sexuais. Por isso, conversamos com a ginecologista e obstetra, Viviane Orodeschi Vasconcelos, para responder suas questões mais frequentes e te ajudar a encomendar o bebê para cegonha na hora certa.

periodo fertil 3

Para começar, a Dra. Viviane explicou de um modo simples como identificar o famoso período fértil: “A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação. Neste período a mulher pode sentir uma dor, tipo cólica, no lado correspondente ao ovário que está ovulando. A secreção vaginal (muco vaginal, semelhante a um corrimento) fica mais abundante, com aspecto semelhante à “clara de ovo”. Há um aumento do apetite sexual e temperatura corporal aumenta 0,5ºC. Esses são, em geral, os sinais e sintomas mais comuns.”.

No entanto, lembrou ainda que nem toda mulher têm todos os sintomas: “O muco cervical tem de ser unânime, assim como o aumento da temperatura corporal. A dor e o aumento da libido, por serem sintomas mais subjetivos (a mesma dor pode ser percebida como forte para uma pessoa e imperceptível para outra) podem não ser percebidos.”.

 

Afinal, você sabe o que é período fértil?

Todo o ciclo menstrual é um processo natural, que ocorre de modo cíclico, em todas as mulheres férteis. Todo ciclo em que ocorre uma ovulação inicia-se e termina com a menstruação. A menstruação é um sinal que mostra que a mulher ovulou, mas este óvulo não foi fecundado.

The female reproductive system is cross-sectioned to show common anatomy: Egg inside fallopian tube, uterus, lining, cervix, vagina and ovary. References and research: 1. KDAL #6A11683 2. Consultant Dr. Seth B Ammerman, MD

Segundo a Dra. Viviane, “O período fértil corresponde desde a liberação do óvulo maduro do ovário (fenômeno conhecido como ovulação) até o período em que o óvulo permanece ativo no organismo da mulher, que é de aproximadamente 48 horas. Portanto a ovulação é um fenômeno único (liberação do óvulo ou folículo maduro do ovário) e estar fértil, corresponde ao período de sobrevivência do óvulo de 48h.”.

Ela ainda completa esclarecendo que: “A gravidez (concepção) se dará no momento em que o espermatozoide (gameta masculino) penetrar no óvulo (gameta feminino), fato que se dá em um órgão chamado Trompa de Falópio. Esta funciona como um túnel de ligação entre a cavidade pélvica (para captação do óvulo) e o útero (órgão por onde o espermatozoide penetra o corpo feminino).”.

 

Você sabia que existem testes de ovulação?

Mais uma dica da Dra. Viviane é apostar nos testes de farmácia que detectam o hormônio LH e têm eficácia de até 98%. No Brasil, as pioneiras são a Confirme Fertilidade e a Bioeasy, mas a maioria dos estados ainda revende duas marcas importadas chamadas One Step e Wondfo.

periodo fertil 1

Um aliado da mulher que busca a gravidez, o teste de ovulação veio para ajudar e muito na hora de engravidar e já virou mania entre as tentantes dos Estados Unidos Europa. O procedimento é o mesmo dos testes de gravidez: a mulher colhe a urina em um potinho e introduz o teste até a marca máxima. São cinco minutos para efetuar a leitura e o melhor horário é entre as 15 e 19 horas, pois o pico de LH se dá com maior intensidade. O LH aparece na urina após a maturação do folículo e antes da liberação do óvulo. Normalmente quando dá positivo, ainda demora de 12 a 48 horas para a ovulação acontecer.

Se você tem dificuldade em engravidar, o ideal é que este processo de acompanhamento da ovulação seja feito por um médico em uma consulta de infertilidade. Através da ultrassonografia, o médico consegue visualizar diretamente os seus ovários e descobrir se há algum folículo maduro, pronto para romper-se e liberar um óvulo. O médico também pode estimular a ovulação com medicamentos, tornando o período fértil bastante previsível.

*A Dra. Viviane Orodeschi Vasconcelos é graduada pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e possui residência na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Guilherme Álvaro e Hospital Ana Costa, em Santos – SP. Atualmente, trabalha pela Prefeitura de Santos, Hospital Ana Costa e Hospital São Lucas.

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.