HomeTentantesDicas para EngravidarEngravidar após uso da pílula anticoncepcional demora?
engravidar após uso da pílula anticoncepcional

Engravidar após uso da pílula anticoncepcional demora?

Uma das principais dúvidas de quem faz uso de contraceptivo oral por muitos anos é se há algum prejuízo à fertilidade. Afinal, engravidar após uso da pílula anticoncepcional demora?

Conversamos com o ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, o Dr. Rodrigo da Rosa Filho sobre o assunto e já podemos adiantar uma ótima notícia: o uso prolongado da pílula não dificulta a gravidez!

Quanto tempo é considerado normal uma mulher demorar para engravidar após uso da pílula anticoncepcional?

“Assim que a mulher parar de tomar a pílula, ela já tem chances de engravidar. As chances são as mesmas de que ela estivesse usando outro método contraceptivo, como preservativo ou DIU”, explicou o especialista, que completou. “Muitos fatores estão associados à infertilidade. É comum as pessoas associarem ao uso prolongado de contraceptivo à dificuldade para engravidar, mas essa relação não existe”.

engravidar após uso da pílula anticoncepcional

Engravidar após uso da pílula anticoncepcional? Conversamos com o ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, o Dr. Rodrigo da Rosa Filho.

Contraceptivo ajuda na prevenção de doenças que causam infertilidade

Ao contrário do que muitas pessoas pensar, o uso contínuo do contraceptivo pode até ajudar na prevenção de algumas doenças que causam infertilidade, como endometriose e o crescimento de miomas uterinos.

Outra situação que não é afetada pelo uso da pílula anticoncepcional é a reserva ovariana. “A mulher nasce com o todo estoque de óvulos e mesmo usando contraceptivo, perde mensalmente a mesma quantidade de óvulos”, lembrou o Dr. Rosa Filho.

Tipo de pílula e contraceptivo não influencia na fertilidade

Outra questão que desperta dúvidas é o tipo de anticoncepcional. Não é incomum encontrar mulheres que afirmam ter tido maior ou menor dificuldade para engravidar após usar determinada pílula.

“Todas as pílulas combinadas (que contenham etinilestradiol e um progestágeno) de uso oral diário tem sua ação temporário e restrita ao tempo de uso, retornando imediatamente ao status anterior do ciclo menstrual de cada mulher”, explicou o especialista.

Os métodos de injeções trimestrais apresentam um retorno à fertilidade mais longo. A mulher pode levar em média seis meses para engravidar após a última aplicação.

engravidar após uso da pílula anticoncepcional

Dizer que engravidar após uso da pílula anticoncepcional é um mito. O contraceptivo não influencia na fertilidade da mulher.

Infertilidade

Um casal é considerado infértil quando tem relações sexuais frequentes sem uso de métodos contraceptivos pelo período mínimo de um ano e não engravida. Atualmente, cerca de 15% dos casais enfrentam dificuldade para engravidar, chegando a 30% dos casais quando as mulheres têm mais de 38 anos.

O fator masculino é responsável por 30% dos casos de infertilidade do casal, enquanto outros 30% são de causa feminina. Outras causas chegam a 30% e, em 10% dos casos, a infertilidade é sem causa aparente.

Dentre os possíveis motivos para a dificuldade em engravidar, diversos doenças podem ser a causa, desde alterações genéticas, complicações cirúrgicas na infância, infecções, alterações hormonais, e hábitos de vida ruins, como tabagismo, alcoolismo, obesidade e sedentarismo.

Rodrigo da Rosa Filho é Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP),  co-autor/colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da SBRH e autor do livro ” Ginecologia e Obstetrícia- Casos clínicos” (2013). É diretor clínico e sócio-fundador da clínica de reprodução humana Mater Prime.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Truques para engravidar de um menino

Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário