HomeTentantesExames e TratamentosTratamentos para engravidar na pandemia: pode ou não pode?
engravidar na pandemia

Tratamentos para engravidar na pandemia: pode ou não pode?

Com o surgimento do novo coronavírus, várias questões já foram levantadas sobre planejamento de gestação e tratamentos para engravidar na pandemia.

A atriz e apresentadora Karina Bacchi, de 43 anos, que deseja dar um irmãzinho(a) ao pequeno Enrico, compartilhou logo no início da quarentena que decidiu interromper seu tratamento de fertilização in vitro por causa do cenário atual.

engravidar na pandemia

No entanto, alguns meses já se passaram e a pergunta que fica agora é: será que a flexibilização da quarentena, que está ocorrendo em vários pontos do Brasil, muda alguma coisa?

Engravidar na pandemia: pode ou não pode?

Em abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota técnica recomendando a suspensão temporária de procedimentos de reprodução assistida, até que a situação no país esteja controlada. 

A medida tinha o objetivo de preservar a saúde das mulheres já que, até hoje, ainda não está claro quais são os reais riscos que a doença pode trazer para as mães e bebês. 

técnicas de reprodução

Cada caso é um caso

Apesar dessa orientação, mulheres ou casais inférteis que desejam ter um filho sabem o quanto a situação é angustiante. Como ainda não há vacinação para imunização, é necessário considerar o ponto de vista humano e autonomia feminina em optar ou não por correr o risco.

Por exemplo, para uma mulher que já está tentando engravidar há algum tempo e já tenha passado dos 40 anos, aguardar mais um pouco pode ser mais prejudicial para ela. Portanto, será preciso pesar os prós, os riscos e os benefícios deste tratamento no momento, incluindo a clássica indução de ovulação.

engravidar na pandemia

Para quem não se encaixa em situação de urgência (mulheres com câncer, idade avançada, pouco reserva ovariana), há a opção de adiar o início do tratamento ou congelar os óvulos. Vale lembrar que, antes de tomar qualquer atitude, o melhor é sempre conversar com um médico de confiança e tirar todas as dúvidas. 

O que pode ser feito enquanto a gravidez não vem?

Para quem optar por adiar o sonho de ser mãe, o momento é delicado e a ansiedade pode aumentar. É possível, entretanto, usar este tempo para investir em ações que podem melhorar suas chances de engravidar e reduzir riscos eventuais durante a gestação. Veja algumas medidas:

  • Atividades físicas regulares e controle do peso;
  • Suplementação de ácido fólico;
  • Interrupção do tabagismo;
  • Mudanças na dieta;
  • Identificação e controle de doenças como diabetes e hipertensão.

Sabemos que não é fácil lidar com a questão emocional! Por isso, busque uma rede de apoio que você possa desabafar e procure sempre por informações seguras. Desejamos que você realize o sonho da maternidade o mais rápido possível!

engravidar na pandemia

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

Pronta para ser mãe? 10 sinais mostram que é hora de engravidar!

Você sabe calcular o período fértil?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário