Você sabe o que é epigenética?
Tentantes, vocês já ouviram falar em epigenética? É muito importante prestar atenção neste novo conceito que chegou em uma pesquisa apresentada na conceituada revista norte-americana “Cell”. A epigenética nada mais é do que a passagem de sua atual condição de saúde, no momento da concepção, para o bebê. Portanto, para ter filhos mais saudáveis, cerca de um ano antes da concepção, é preciso que o casal regule a própria saúde. De acordo com os pesquisadores, ela pode ser ainda mais determinante do que a própria genética em certas características do bebê! Entenda mais sobre este novo conceito chamado de epigenética!
Entenda a epigenética
Vamos pensar de maneira prática! O ortopedista que estuda o assunto, Uronal Zancan, apresentou, em entrevista à Pais&Filhos, como exemplo, um casal de obesos que emagrecem para conceber um filho. Apesar de passar os genes da obesidade para o pequeno, graças às suas mudanças de hábito, as chances dele se tornar obeso diminuem consideravelmente!
O ortopedista também afirma que “a epigenética também tem influência fundamental em aspectos como força muscular, capacidade cardiovascular, perfil hormonal e nos sistemas e aparelhos do corpo.” E que, apesar da genética transmitir alguns genes dos pais aos herdeiros, as ações para melhorar a saúde serviriam para bloquear suas manifestações.
Outra descoberta muito importante nas pesquisas sobre a epigenética é a passagem destas condições, tanto de proteção ou não de doenças, como também o estado de saúde no momento da concepção, não apenas para os filhos, como também aos seus netos! Ou seja, “assim como a obesidade, todas as condições dos pais seguem por duas gerações: estresse, depressão, fraqueza, doenças degenerativas, entre outros”, afirma Zancan.
E para os casais que ainda não conheciam deste conceito antes de engravidar, o médico afirma que, mesmo não sendo o cenário ideal, ainda é possível minimizar os efeitos! “A primeira ação é adotar os hábitos mais saudáveis possíveis. A única forma de educar nossos filhos é sermos o modelo do comportamento que queremos deles.”
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.