HomeTentantesDicas para EngravidarEstresse causa infertilidade? Entenda a influência
estresse causa infertilidade

Estresse causa infertilidade? Entenda a influência

Você já ouviu falar que estresse causa infertilidade? Essa afirmação é comum atualmente, já que vivemos em uma rotina atribulada e muitos casais enfrentam dificuldades para engravidar. Mas será que as duas condições estão relacionadas?

estresse causa infertilidade

Por que o estresse causa infertilidade?

É preciso entender que o estresse causa infertilidade porque desencadeia sintomas físicos e psicológicos que dificultam a gestação natural. Ou seja, não é uma regra que toda mulher que sofre com estresse não consegue engravidar, afinal mulheres que têm vidas extremamente calmas também podem ter infertilidade. Então, tudo vai depender da união de fatores.

De forma indireta, o estresse causa infertilidade porque afeta a qualidade de vida da pessoa e, consequentemente, influencia o funcionamento hormonal. Doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo, podem piorar bastante em períodos de alta tensão. A mulher também pode sofrer com ciclos ovulatórios irregulares.

Já no homem, o estresse pode causar problemas emocionais que prejudicam a ereção e a produção de testosterona, hormônio diretamente ligado à produção e qualidade dos espermatozoides. Além disso, o estresse normalmente acompanha má alimentação e sono deficiente, condições não muito ideais para a reprodução.

Mas, de qualquer forma, um casal saudável que não está usando contraceptivo pode demorar até um ano para engravidar de forma natural. Buscar ajuda médica é fundamental para entender a razão da dificuldade na concepção.

estresse causa infertilidade

É hora de relaxar!

Se você está enfrentando dificuldades para engravidar e não encontrou razões físicas para isso (o acompanhamento médico é fundamental), o estresse pode ser o impedimento. Para lidar com a situação, busque apoio com terapia, novos hobbies e viagens. Pratique exercícios, se alimente melhor e beba bastante água.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer?

Atividade física ajuda engravidar mais rápido

Indutor de ovulação: as principais dúvidas das tentantes

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.