HomeTentantesDicas para EngravidarExcesso de peso causa infertilidade
excesso de peso causa infertilidade

Excesso de peso causa infertilidade

O excesso de peso é prejudicial à saúde de qualquer pessoa, em qualquer idade. Ele está associado à inúmeras doenças, principalmente cardiovasculares, mas poucas mulheres têm consciência que estar acima do peso pode dificultar as chances de uma gestação. Você sabia que o excesso de peso causa infertilidade?

excesso de peso causa infertilidade

Excesso de peso causa infertilidade: dificuldade para engravidar pode ser explicada pelo excesso de gordura no corpo

 

Por que o excesso de peso causa infertilidade?

O tecido adiposo do corpo (falando em termos populares, a gordura) produz substâncias chamadas adipocinas, que afetam o bom funcionamento das células do corpo. Essa influência chega até as regiões do cérebro responsáveis pelo controle do ciclo ovulatório.

Mulheres obesas normalmente sofrem de disfunção menstrual, que pode causar ciclos menstruais irregulares ou com intervalos maiores. Algumas podem chegar a parar de ovular e sofrerem com sangramentos no útero. Além disso, o tecido adiposo em excesso também afeta a qualidade dos óvulos.

Mesmo em mulheres que não sofram com as consequências mais sérias listadas acima e menstruam normalmente, o excesso de peso afeta a capacidade reprodutiva e também aumenta a incidência de abortos.

E não é só na mulher! O excesso de peso nos homens também afeta a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, dificultando a gravidez, além de baixar a testosterona, hormônio masculino responsável pela produção de libido e ereção.

Como saber se é o excesso de peso que impede a gravidez?

Somente um especialista pode afirmar que é o excesso de peso que está impedindo um casal de engravidar. Uma série de exames será realizada para investigar outras possíveis causas de infertilidade.

▷ Gravidez: entenda a pregorexia

Emagrecer só trará benefícios

Para que as chances de gravidez aumentam, uma redução de, pelo menos, 10% do peso já ajuda bastante!

A boa notícia é que se a causa da infertilidade for mesmo o excesso de peso, emagrecer é um tratamento indolor e acessível. A fertilidade logo é restabelecida, sem a necessidade de intervenções médicas e invasivas, às vezes necessárias em outros problemas que causam infertilidade.

Se contar que a gravidez será mais saudável se a mulher estiver em um peso ideal, diminuindo os riscos de hipertensão e diabetes gestacional. As chances de um parto normal também aumentam.

excesso de peso causa infertilidade

Excesso de peso causa infertilidade mas a magreza excessiva também merece atenção

 

Magreza excessiva também não é saudável

Você sabia que mulheres magras demais também podem apresentar dificuldades para engravidar? A diminuição acentuada ou ausência de gordura no organismo inibe a produção de estrógeno e de outros hormônios, impedindo a formação e liberação de óvulos. Além disso, o endométrio, membrana que reveste o útero, fica menos propenso à gravidez.

Como saber se estou acima ou muito abaixo do peso ideal?

Para saber qual é o seu peso ideal e se você está muito acima dele, você deve calcular o seu IMC (Índice de Massa Corpórea). Basta dividir o peso (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado. Quem tem IMC abaixo de 20 ou acima de 30 terá sua fertilidade prejudicada – o ideal é ficar entre 20 e 25.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– As melhores simpatias para engravidar

– Dieta Low Carb aumenta chances de gravidez

– Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.