HomeTentantesExercícios físicos influenciam fertilidade masculina
fertilidade masculina

Exercícios físicos influenciam fertilidade masculina

A fertilidade masculina pode ser afetada por diversos fatores, desde hábitos aparentemente inocentes, até poluição, alimentação e roupas íntimas, são capazes de impactar na qualidade dos espermatozoides. A afirmação vem de um dos especialistas mais renomados na no campo de fertilidade masculina, o italiano Carlo Foresta, quando esteve no Brasil em maio de 2017 para o 2º Congresso Internacional Huntington de Reprodução Humana. Nosso post de hoje vai falar tudo sobre como os exercícios físicos podem afetar a fertilidade masculina. Vamos conferir?

fertilidade masculina

 

Exercícios Físicos x Fertilidade Masculina

Carlo Foresta trouxe uma uma boa notícia, pois, agora temos a consciência de que o homem é capaz de realizar o sonho da paternidade, mantendo seus espermatozoides saudáveis, graças a possibilidade de influenciar a qualidade espermática com os efeitos do ambiente e de escolhas cotidianas.

Uma pesquisa publicada na revista Reproduction, em dezembro de 2016, avaliou a qualidade dos espermatozoides de 397 homens que foram submetidos a treinamentos contínuos e de intervalos com intensidade de moderadas a intensas. O resultado apresentou uma boa diferença em apenas alguns meses, onde houve uma melhora considerável no sêmen e na integridade do DNA do espermatozoide, especialmente nos que realizaram atividades contínuas e moderadas.

Abortos espontâneos, defeitos congênitos e até gestações de curta duração podem ser causadas por conta da má qualidade dos espermatozoides e de DNA fragmentado – uma fragilidade no código genético. Resumindo, quanto melhor a qualidade dos espermatozoides, maiores as chances de ter filhos.

Mas não precisa se empolgar! O excesso de exercícios físicos também são capazes de colocar a fertilidade masculina em risco!

Outro detalhe importante a ser considerado é que, como os testículos são exteriorizados para manter uma temperatura mais baixa que os órgãos internos para garantir uma boa qualidade, quantidade e movimentação dos espermatozoides, é preciso prestar atenção para não esquentá-los muito e evitar traumas repetitivos, como acontece no automobilismo, no ciclismo e em esportes de impacto, como artes marciais.

Vale ressaltar que o uso de anabolizantes também são responsáveis por atrapalhar na fertilidade masculina. As altas doses de testosterona sintética causam a diminuição dos testículos e bloqueiam a produção de espermatozóides. Por sorte, o organismo é capaz de voltar ao normal cerca de três meses depois da interrupção do uso da substância.

 

Fonte: Bebê.com.br

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– As causas mais comuns da infertilidade masculina

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.