HomeTentantesExames e TratamentosFertilidade masculina também pode ser afetada pela idade
fertilidade masculina

Fertilidade masculina também pode ser afetada pela idade

As mulheres sofrem, desde sempre, com o famoso “relógio biológico”. Já está mais do que constatado que a idade avançada delas prejudica a fertilidade e dificulta, na maioria das vezes, o planejamento de uma gravidez mais tardia. No entanto, um estudo recente da Universidade de Harvard (EUA) descobriu que a fertilidade masculina também pode ser afetada com o avanço dos anos, ao contrário da crença antiga de que é possível ser pai em qualquer idade.

Os resultados da pesquisa serão apresentados no congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, mas a entidade já adiantou que essa nova informação surgiu após um estudo profundo, que analisou a taxa de sucesso de tratamentos de fertilização in vitro.

fertilidade masculina

 

Idade influencia na fertilidade masculina

Até então, o impacto da idade era totalmente focado na mulher. Mas, segundo Laura Dodge, líder do estudo e pesquisadora na Escola de Medicina Harvard, os casais também devem considerar a idade do homem. A pesquisa analisou os dados de aproximadamente 19 mil ciclos de tratamento de fertilização in vitro na região de Boston entre 2000 e 2014.

As mulheres foram divididas em quatro faixas etárias: menos de 30 anos, entre 30 e 35 anos, entre 35 e 40 anos e entre 40 e 42 anos. Os homens foram separados da mesma forma, além da categoria acima de 42 anos. Alguns casais passaram por até seis ciclos de tratamento. Como já esperado, as mulheres entre 40 e 42 anos tiveram as menores taxas de sucesso no tratamento e, para essas mulheres, a idade do parceiro não teve impacto.

A surpresa veio com as mulheres mais jovens. Mulheres com menos de 30 anos, com parceiros entre 30 e 35 anos, tiveram taxa de sucesso de 73%. Com as que tinham parceiros entre 40 e 42 anos, a taxa cai para 46%. Já as mulheres na faixa dos 35 anos tiveram mais sucesso com um parceiro com menos de 30 anos do que com homens acima dessa idade. Esses dados mostram a significativa influência da idade do homem na fertilidade do casal.

fertilidade masculina

Explicação desconhecida

Mas ainda não está claro porque o avanço da idade influencia na fertilidade masculina. Com as mulheres, já sabemos que elas nascem com uma reserva de óvulos. Já os homens produzem o esperma diariamente. No ano passado, um estudo realizado pela Universidade de Copenhague mostrou que pais com mais idade tem maiores chances de terem filhos com autismo. A teoria tem relação com a qualidade do esperma, que decai com o envelhecimento, assim como a quantidade.

As pesquisas ainda são muito recentes e precisam de estudos mais aprofundados, mas a certeza é que o planejamento da gravidez deve levar em conta o casal como um todo e ambos têm a fertilidade prejudicada com o avanço da idade!

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Estudo aponta que cafeína prejudica a fertilidade nas mulheres

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.