Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer?
A gravidez é o sonho de muitas famílias, que não veem a hora de ter uma criança feliz correndo pela casa. A alegria é ainda maior quando a responsabilidade vem dobrada, com uma gestação gemelar. Mas você sabe quais são as chances de uma gravidez de gêmeos acontecer?
Conversamos com o Dr. Marcos Sampaio, diretor da Clínica Origen, especialista em reprodução humana, sobre as chances de uma mulher engravidar de gêmeos naturalmente e em tratamentos de reprodução assistida.
Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer naturalmente?
Para gêmeos dizigóticos, também conhecidos como gêmeos não-idênticos (frutos da fecundação de dois óvulos e espermatozoides diferentes) a chance é de aproximadamente 1%.
Essa taxa aumenta após os 40 anos, pois também cresce a chance de que haja mais de um óvulo maduro em um mesmo ciclo menstrual. Isso acontece porque conforme a função ovariana diminui, o organismo produz uma quantidade maior do hormônio FSH e, consequentemente, uma maior quantidade de folículos dominantes.
No caso de gêmeos monozigóticos (idênticos, quando um único ovo fecundado divide-se em dois, gerando dois embriões idênticos), a explicação está no acaso. A ciência ainda não encontrou motivos para esse tipo de gravidez de gêmeos acontecer.
A genética é determinante?
Sim, mas somente no lado materno. Se a mulher tiver casos de gêmeos não-idênticos na família, tanto por parte de mãe quanto por parte de pai, o casal pode ter uma chance maior de desenvolver uma gravidez de gêmeos. Já o histórico familiar do homem não tem influência.
Isso acontece pois é a liberação de mais de um óvulo que viabiliza a gravidez de gêmeos (não-idênticos). A ação dos espermatozoides é a mesma.
Quais as chances da gravidez de gêmeos na inseminação artificial?
Na inseminação artificial, as chances são as mesmas da fecundação realizada de forma natural. Isso porque a técnica consiste em depositar no útero da mulher os espermatozoides que têm excelentes chances de fecundação – isolados previamente em laboratório, após a coleta do sêmen do homem, não influenciando na formação dos folículos.
▷ Inseminação artificial: entenda a técnica
E na fertilização in vitro?
Depende do número de embriões transferidos para o útero, mas as chances de uma gravidez de gêmeos acontecer giram em torno de 5%.
▷ Fertilização in vitro: 7 mitos e verdades
Há como controlar a possibilidade de engravidar de gêmeos na reprodução assistida?
Sim. O ideal é transferir um número limitado de embriões. Para mulheres com idade até 35 anos, são transferidos apenas dois embriões para reduzir as chances de uma gravidez gemelar! Se o casal quiser diminuir ainda mais o risco de uma gestação múltipla, pode-se transferir um embrião apenas, mas essa medida também irá reduzir a chance de gravidez, que é de 50% com a implantação de dois embriões.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Alimentos que afetam a fertilidade da mulher
Truques para engravidar de um menino