HomeTentantesDicas para EngravidarGravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer?
gravidez de gêmeos

Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer?

A gravidez é o sonho de muitas famílias, que não veem a hora de ter uma criança feliz correndo pela casa. A alegria é ainda maior quando a responsabilidade vem dobrada, com uma gestação gemelar. Mas você sabe quais são as chances de uma gravidez de gêmeos acontecer?

Conversamos com o Dr. Marcos Sampaio, diretor da Clínica Origen, especialista em reprodução humana, sobre as chances de uma mulher engravidar de gêmeos naturalmente e em tratamentos de reprodução assistida.

gravidez de gêmeos

 

Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer naturalmente?

Para gêmeos dizigóticos, também conhecidos como gêmeos não-idênticos (frutos da fecundação de dois óvulos e espermatozoides diferentes) a chance é de aproximadamente 1%.

Essa taxa aumenta após os 40 anos, pois também cresce a chance de que haja mais de um óvulo maduro em um mesmo ciclo menstrual. Isso acontece porque conforme a função ovariana diminui, o organismo produz uma quantidade maior do hormônio FSH e, consequentemente, uma maior quantidade de folículos dominantes.

No caso de gêmeos monozigóticos (idênticos, quando um único ovo fecundado divide-se em dois, gerando dois embriões idênticos), a explicação está no acaso. A ciência ainda não encontrou motivos para esse tipo de gravidez de gêmeos acontecer.

 

A genética é determinante?

Sim, mas somente no lado materno. Se a mulher tiver casos de gêmeos não-idênticos na família, tanto por parte de mãe quanto por parte de pai, o casal pode ter uma chance maior de desenvolver uma gravidez de gêmeos. Já o histórico familiar do homem não tem influência.

Isso acontece pois é a liberação de mais de um óvulo que viabiliza a gravidez de gêmeos (não-idênticos). A ação dos espermatozoides é a mesma.

gravidez de gêmeos

 

Quais as chances da gravidez de gêmeos na inseminação artificial?

Na inseminação artificial, as chances são as mesmas da fecundação realizada de forma natural. Isso porque a técnica consiste em depositar no útero da mulher os espermatozoides que têm excelentes chances de fecundação – isolados previamente em laboratório, após a coleta do sêmen do homem, não influenciando na formação dos folículos.

▷ Inseminação artificial: entenda a técnica

 

E na fertilização in vitro?

Depende do número de embriões transferidos para o útero, mas as chances de uma gravidez de gêmeos acontecer giram em torno de 5%.

▷ Fertilização in vitro: 7 mitos e verdades

 

Há como controlar a possibilidade de engravidar de gêmeos na reprodução assistida?

Sim. O ideal é transferir um número limitado de embriões. Para mulheres com idade até 35 anos, são transferidos apenas dois embriões para reduzir as chances de uma gravidez gemelar! Se o casal quiser diminuir ainda mais o risco de uma gestação múltipla, pode-se transferir um embrião apenas, mas essa medida também irá reduzir a chance de gravidez, que é de 50% com a implantação de dois embriões.

gravidez de gêmeos

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Truques para engravidar de um menino

Exercícios físicos ajudam a engravidar!

Você sabe calcular o período fértil?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário