HomeGravidezGravidez depois dos 40: conheça as dúvidas mais frequentes
Gravidez depois dos 40

Gravidez depois dos 40: conheça as dúvidas mais frequentes

É cada vez maior o números de mulheres que estão passando por uma gravidez depois dos 40 anos. Se você pretende engravidar depois dessa faixa etária ou já está grávida, então certamente você não pode deixar de ler as dúvidas mais comuns entre as gestantes.

Saiba quais são os riscos, vantagens e outras informações super úteis e importantes. Confira!

1. Quais os riscos de uma gravidez depois dos 40 anos de idade?

A diabetes gestacional, hipertensão, abortos, prematuridade e distócia funcional, quando o trabalho de parto não evolui normalmente. Enquanto para os recém-nascidos o risco está nas alterações cromossômicas, que podem ocasionar a síndrome de Down, por exemplo. Especialistas afirmam que as taxas de abortos e bebês prematuros são maiores quando a gestante tem 40 anos ou mais.

2. Por que as mulheres estão engravidando mais tarde hoje em dia?

Questões profissionais e a rotina acelerada do mundo moderno resultam em gestações cada vez mais tardias. Uma quantidade relevante de mulheres busca a realização profissional antes de ter seu primeiro filho. As técnicas de fertilização são cada vez mais eficazes e também contribuem para que algumas mulheres optem por adiar a maternidade.

Gravidez depois dos 40

3. É mais difícil engravidar naturalmente aos 40 anos?

Sim, é mais difícil engravidar. Isso acontece pois a mulher sofre alterações hormonais a medida em que os anos passam. Toda mulher nasce com cerca de 300 mil óvulos e conforme o tempo vai passando esse numero vai diminuindo. Entre os 35 e 40 anos essa queda no número de óvulos é ainda mais brusca.

4. Quais são as vantagens de ser mãe aos 40 anos?

Maturidade, possível estabilidade profissional e financeira, são alguns dos pontos que são vantajosos para as mulheres com gravidez depois dos 40.

5. Existe uma idade ideal para engravidar?

A mulher que engravida com cerca de 20 anos tem menos riscos de sofrer com problemas gestacionais. Segundo a pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, aos 20 anos o risco de anomalias genéticas é de 0,5%. O índice dobra aos 35 anos, passa para 2% aos 37 anos, chega a 5% aos 40 anos e alcança 10% aos 44 anos.

Gravidez depois dos 40

6. A partir de que idade os riscos aumentam?

Quando a mulher chega aos 35 anos, os riscos de abortos e Síndrome de Down vão aumentando progressivamente.

7. Quais são os cuidados necessários quando uma mulher de 40 anos resolve engravidar?

Toda mulher que pretenda engravidar com 40 anos ou mais deve primeiramente realizar um check-up completo da sua saúde, a fim de identificar qualquer problema que possa prejudicar a gestação.

Isso é na verdade recomendado para mulheres de qualquer idade, mas vale principalmente para quem já passou dos 40 anos. O pré-natal também é fundamental para uma gestação segura para a mãe e o bebê.

8. É importante procurar um médico antes de engravidar?

Sem dúvida. Como falamos anteriormente, o auxílio médico é fundamental para que uma bateria de exames seja providenciada. Com os resultados dos exames, será muito mais fácil para o médico avaliar o que será necessário fazer para uma gestação saudável.

9. Com quanto tempo de antecedência à gestação é necessário tomar ácido fólico?

O ácido fólico é essencial para fechar o tubo neural dos bebês, responsável pela formação do sistema nervoso. A maioria dos médicos recomenda o consumo com três meses de antecedência para quem pretende ter uma gravidez depois dos 40 anos.

10. O pré-natal de uma mulher com 40 anos é diferente do das outras gestações?

Uma gravidez depois do 40 anos naturalmente requer cuidados e nesse caso, eles devem ser redobrados. A intensidade e periodicidade dos exames devem ser aumentadas, para evitar qualquer tipo de complicação durante a gestação.

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia Mais:

Bebê com Dor: saiba quando os incômodos aparecem e o que fazer

5 aplicativos de gravidez que não podem faltar no seu celular

Sintomas de Gravidez: saiba quando cada um deles acontecem

Frutas para Bebês: quais os benefícios e como oferecê-las?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário