Obstrução nas trompas pode dificultar gravidez
Se você lembra das aulas de Biologia, sabe que que uma das funções das trompas de Falópio – também conhecidas como tubas uterinas – é captar o óvulo e permitir a fecundação com o espermatozoide. Ou seja, se há qualquer obstrução nas trompas, as chances de gravidez diminuem.
As obstruções são uma das causas mais frequentes de infertilidade feminina. O problema pode ocorrer em apenas uma das trompas ou nas duas, quando é conhecida como obstrução bilateral.
Diagnóstico
Em geral, a obstrução nas trompas não provoca sintomas. A maioria das mulheres acaba descobrindo que tem alguma aderência quando apresenta dificuldades para engravidar e o médico solicita a histerossalpingografia. Neste exame, um aparelho é inserido na vagina da mulher para analisar as tubas uterinas e verificar se há alguma lesão.
▷ As principais causas da infertilidade feminina
Outra maneira do médico identificar uma obstrução nas trompas é através da videolaparoscopia, procedimento mais invasivo em que é feito um corte na barriga da mulher.
Quais são as causas da obstrução nas trompas?
A obstrução nas trompas pode ser causada por diversos fatores, entre eles os mais comuns:
- Aborto, principalmente em casos de falta de assistência médica;
- Endometriose. Veja aqui as principais questões sobre endometriose!
- Salpingite, que é a inflamação nas trompas;
- Infecções no útero e nas trompas, normalmente causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia;
- Apendicite, onde há rompimento do apêndice, pois pode causar infecção nas trompas;
- Cirurgias ginecológicas ou abdominais, que podem deixar cicatrizes que provocam a obstrução das trompas.
Prevenção
As causas mais frequentes da obstrução nas trompas têm relação com problemas ginecológicos, como a endometriose e doenças sexualmente transmissíveis. Então, as medidas de prevenção incluem consultas regulares com o ginecologista e o uso de preservativos nas relações sexuais.
Tratamento e possibilidade de gravidez
A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia e hormônios. A primeira opção remove a parte danificada ou o tecido que bloqueia a trompa. Depois de algum tempo, a mulher pode voltar a tentar engravidar.
Já o tratamento com hormônios é mais utilizado quando apenas uma das trompas é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável. Outra opção para a mulher conseguir engravidar é a fertilização in vitro, abordagem mais direta quando os outros tratamentos não funcionam. O embrião é formado em laboratório e depois implantado diretamente no útero da mulher.
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
– As causas mais comuns da infertilidade masculina
– Problemas imunológicos impedem a gravidez
– A importância do ácido fólico para grávidas e tentantes
– Alimentos que afetam a fertilidade da mulher
– Estudo aponta que cafeína prejudica a fertilidade nas mulheres
Regiane
/
Eu tenho é estou tentando o tratamento pelo susas está difícil aq no estado de Minas Gerais, se alguém puder me indicar um local pelo sus em outro estado me ajudem, me indica por favor, meu sonho, obrigada
24 de janeiro de 2018Redação
/
Olá Regiane, tudo bem? Nossa dica é que você procure orientação nos postos públicos da sua cidade. Eles poderão indicar onde você pode conseguir o tratamento que precisa. Um abraço 🙂
25 de janeiro de 2018