HomeTentantesExames e TratamentosObstrução nas trompas pode dificultar gravidez
obstrução nas trompas

Obstrução nas trompas pode dificultar gravidez

Se você lembra das aulas de Biologia, sabe que que uma das funções das trompas de Falópio – também conhecidas como tubas uterinas – é captar o óvulo e permitir a fecundação com o espermatozoide. Ou seja, se há qualquer obstrução nas trompas, as chances de gravidez diminuem.

As obstruções são uma das causas mais frequentes de infertilidade feminina. O problema pode ocorrer em apenas uma das trompas ou nas duas, quando é conhecida como obstrução bilateral.

Diagnóstico

Em geral, a obstrução nas trompas não provoca sintomas. A maioria das mulheres acaba descobrindo que tem alguma aderência quando apresenta dificuldades para engravidar e o médico solicita a histerossalpingografia. Neste exame, um aparelho é inserido na vagina da mulher para analisar as tubas uterinas e verificar se há alguma lesão.

▷ As principais causas da infertilidade feminina

Outra maneira do médico identificar uma obstrução nas trompas é através da videolaparoscopia, procedimento mais invasivo em que é feito um corte na barriga da mulher.

obstrução nas trompas

 

Quais são as causas da obstrução nas trompas?

A obstrução nas trompas pode ser causada por diversos fatores, entre eles os mais comuns:

  • Aborto, principalmente em casos de falta de assistência médica;
  • Salpingite, que é a inflamação nas trompas;
  • Infecções no útero e nas trompas, normalmente causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia;
  • Apendicite, onde há rompimento do apêndice, pois pode causar infecção nas trompas;
  • Cirurgias ginecológicas ou abdominais, que podem deixar cicatrizes que provocam a obstrução das trompas.

Prevenção

As causas mais frequentes da obstrução nas trompas têm relação com problemas ginecológicos, como a endometriose e doenças sexualmente transmissíveis. Então, as medidas de prevenção incluem consultas regulares com o ginecologista e o uso de preservativos nas relações sexuais.

obstrução nas trompas

 

Tratamento e possibilidade de gravidez

A obstrução nas trompas  pode ser tratada com cirurgia e hormônios. A primeira opção remove a parte danificada ou o tecido que bloqueia a trompa. Depois de algum tempo, a mulher pode voltar a tentar engravidar.

Já o tratamento com hormônios é mais utilizado quando apenas uma das trompas é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável. Outra opção para a mulher conseguir engravidar é a fertilização in vitro, abordagem mais direta quando os outros tratamentos não funcionam. O embrião é formado em laboratório e depois implantado diretamente no útero da mulher.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– As causas mais comuns da infertilidade masculina

– Problemas imunológicos impedem a gravidez

– A importância do ácido fólico para grávidas e tentantes

– Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

– Estudo aponta que cafeína prejudica a fertilidade nas mulheres

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Comentário
  • Eu tenho é estou tentando o tratamento pelo susas está difícil aq no estado de Minas Gerais, se alguém puder me indicar um local pelo sus em outro estado me ajudem, me indica por favor, meu sonho, obrigada

    24 de janeiro de 2018