HomeTentantesExames e TratamentosPlanejamento da gravidez: especialista fala da importância do check-up
planejamento da gravidez

Planejamento da gravidez: especialista fala da importância do check-up

Já falamos aqui da importância de preparar o corpo para a gravidez, um processo que nem sempre é simples e exige paciência do casal. Uma das etapas que exigem atenção no planejamento da gravidez é a realização de check-up completo da fertilidade.

“O especialista solicita exames básicos, como de sangue (sorologias, glicemia, tipagem sanguínea, exames hormonais e vitaminas), papanicolau e exames de imagem”, ressalta o especialista em reprodução humana, obstetra e ginecologista Dr. Rodrigo da Rosa Filho.

planejamento da gravidez

Além de exames, planejamento da gravidez envolve mudanças nos hábitos

Segundo o ginecologista, antes da realização dos exames e investigações específicas de possíveis problemas na fertilidade, a mulher pode tomar alguns cuidados (com acompanhamento médico) e começar a mudar hábitos:

  • Cortar álcool e cigarro: qualquer coisa em excesso faz mal, mas principalmente o álcool e cigarro são extremamente prejudiciais para a sua saúde e do seu futuro filho;
  • Iniciar suplementação de vitaminas: a ingestão de vitaminas do complexo B como ácido fólico, que age diretamente na formação do tubo neural do bebê é muito importante para a futura gestante.
  • Controlar o ganho do peso: o excesso de peso também é prejudicial para o planejamento da gravidez. E como é natural que a mulher ganhe peso na gestação, o ideal é que ela esteja em um peso adequado quando engravidar.
  • Vida saudável: também é indicado a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada, priorizando alimentos saudáveis e evitando o consumo excessivo de cafeína, açúcar, refrigerantes e termogênicos.

planejamento da gravidez

 

Infertilidade

A fertilidade não está ligada somente a fatores que podem ser indicados em exames clínicos e laboratoriais. “As causas de infertilidade são bem distribuídas entre o casal, sendo que em 30% dos casos o fator é masculino, 30% é feminino. Nos outros 30% os problemas ocorrem tanto no homem quanto na mulher, e 10% são desconhecidos”, explica ele.

A idade da mulher é o principal fator a ser avaliado, pois a fertilidade cai drasticamente após os 35 anos. Também aumenta o risco de abortos e malformações, já que os óvulos podem acumular efeitos oxidativos do ambiente, como poluição, radiação, medicamentos e outros.

Homens acima de 50 anos tem mais chances de apresentarem dificuldades na fecundação, por conta do alto nível de espermatozóide alterado, fragmentação do DNA, alteração química dos gametas masculinos e perda da qualidade e a motilidade dos espermatozoides.

planejamento da gravidez

 

Há como prever problemas de fertilidade?

Para prever essas condições, o exame de dosagem sérica do hormônio Anti-Mulleriano (HAM) deve fazer parte do check-up de exames para o planejamento da gravidez. “Ele serve para identificar se a quantidade de óvulos ainda no estoque é compatível com a idade. É um excelente parâmetro para planejar se é possível adiar a gravidez ou antecipar os planos”, afirma o Dr. Rodrigo da Rosa Filho.

A investigação do perfil genético e imunológico do casal também é um fator a se considerar, já que problemas imunológicos detectados por exames clínicos e com tratamento simples ainda são responsáveis por cerca de 20% dos casos de abortos espontâneos. “Vale lembrar que como a fertilidade entra em declínio progressivo ao passar dos anos, é importante que as mulheres que desejam ter filhos em algum momento, mantenham os exames em dia e fiquem atentas às suas reservas ovarianas”, completa o especialista.

Rodrigo da Rosa Filho é graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP),  co-autor/colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da SBRH e autor do livro ” Ginecologia e Obstetrícia- Casos clínicos” (2013). É diretor clínico e sócio-fundador da clínica de reprodução humana Mater Prime.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Truques para engravidar de um menino

Gravidez de gêmeos: quais são as chances dela ocorrer?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.