HomeTentantesDicas para EngravidarPlanejando a gravidez: prepare o seu corpo
planejando a gravidez

Planejando a gravidez: prepare o seu corpo

Se você deseja ser mãe logo, já deve estar planejando a gravidez. Algumas futuras mamães podem até já estar sonhando com os detalhes do enxoval, mas algumas outras medidas são necessárias para garantir uma gestação saudável.

planejando a gravidez

 

Está planejando a gravidez? Agende uma consulta com o seu ginecologista

Para quem está planejando a gravidez, a primeira medida é procurar o ginecologista e informar o desejo de ser mãe. Se você usa algum contraceptivo, o médico irá indicar o melhor momento de parar e recomendar a realização de check-up completo.

Também é importante conversar sobre o histórico médico da sua família e do seu marido, no caso de haver necessidade de algum acompanhamento específico. Nessa primeira consulta, pergunte sobre o ácido fólico. Provavelmente o médico irá indicar o início da suplementação antes da gravidez.

planejando a gravidez

Importante: se você não possui plano de saúde, avalie se não é uma boa ideia investir em um. Lembre-se de consultar o período de carência para exames e o parto, rede de cobertura e reembolsos.

Outra opção é realizar o pré-natal na rede pública de saúde. O Governo Federal mantém programas específicos para gestantes, com acompanhamento até o parto, mas cada região do país possui suas particularidades. Informe-se no posto de saúde mais próximo de sua casa.

 

Vá ao dentista

Você sabia que doenças orais podem afetar a gravidez e provocar até o parto prematuro? O melhor é prevenir e já resolver qualquer problema antes de engravidar, principalmente a região das gengivas.

planejando a gravidez

 

Evite álcool e cigarro

Mesmo que você não tenha começado efetivamente as tentativas para engravidar, já corte o álcool e o cigarro. Essa é uma das principais vantagens de estar planejando a gravidez: você pode proteger o bebê de todas as substâncias nocivas desde o início.

planejando a gravidez

 

Evite drogas e medicamentos

Assim como o álcool e o cigarro, o uso de qualquer tipo de droga e medicamentos sem receita também deve ser evitado. Lembre-se que durante a gravidez, até um aparentemente inofensivo remédio para dor de cabeça pode prejudicar o feto.

planejando a gravidez

 

Mantenha hábitos saudáveis

Procure se alimentar melhor – incluindo frutas, legumes e verduras na sua dieta, evite refrigerantes, cuidado com o excesso de doces e cafeína e pratique atividades físicas. E não esqueça: beba bastante água, para manter o corpo hidratado e garantir o bom funcionamento do seu organismo.

planejando a gravidez

 

Durma bem

Manter uma rotina regular de sono é essencial para a saúde do seu corpo, então ajudará a preparar o corpo para a gravidez. Durma pelo menos 8 horas por noite.

planejando a gravidez

Cuidado com tratamentos de beleza e cosméticos

Durante a gravidez e no pós-parto, alguns tratamentos de beleza e cosméticos são contra-indicados por conterem substâncias que fazem mal ao bebê. Alisar os cabelos, por exemplo, não é recomendado para grávidas. Então vale a pena planejar se você deseja mudar algo na aparência antes de engravidar ou já comece a usar somente produtos indicados para gestantes.

planejando a gravidez

 

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– As melhores simpatias para engravidar

– Dieta Low Carb aumenta chances de gravidez

– Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Excesso de peso causa infertilidade

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.