Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?
Saber qual é o momento certo de fazer o teste de gravidez é uma dúvida que intriga muitas mulheres que tentam engravidar. Afinal, só quem é tentante sabe o quanto é frustrante ver um teste negativo, não é?
Às vezes, a ansiedade e o nervoso falam mais alto. A felicidade e o medo podem ser são tão grandes que a vontade é de saber o mais rápido possível. Mas, para evitar fazer um teste sem a real necessidade, vamos revelar qual é o melhor momento de ir até à farmácia ou hospital.
Qual é o tempo ideal para fazer o teste de gravidez?
Normalmente, recomenda-se fazer o teste de gravidez depois que a mulher notar o atraso da menstruação. No entanto, é possível também fazê-lo antes. Dez dias após a fecundação, o hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana), o grande responsável por criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do feto, começa a ser produzido pela placenta.
Após esse período, testes mais detalhados como o de sangue já são capazes de detectar a gravidez, mesmo que ainda não haja um atraso menstrual. Já os testes de farmácia, não costumam ser capazes de identificar a gestação no início e podem dar resultados falhos, mesmo aquele que prometem o resultado até 4 dias antes do atraso menstrual.
Exame de sangue x Exame de farmácia
Tanto um como o outro buscam medir a quantidade de HCG no corpo da mulher. O exame de sangue se divide em dois:
- Qualitativo: que detecta a presença do hormônio;
- Quantitativo: que informa a quantidade e concentração do hormônio no sangue e permite que o médico faça o cálculo de quanto tempo gestacional está a mulher.
Já o exame de farmácia mede a quantidade de HCG na urina da mulher. Caso ele seja feito antes do atraso menstrual, é recomendável usar a primeira urina do dia, porque costuma ter uma concentração hormonal mais evidente. Se a menstruação já estiver atrasada, o período do dia não importa tanto.
Existe falso positivo ou falso negativo?
O hormônio detectado pelos exames (HCG) faz parte do ciclo menstrual feminino, mesmo que em concentrações consideravelmente baixas em relação ao período gestacional.
No entanto, disfunções e outros problemas podem levar o corpo a produzir o hormônio em maior quantidade, como tumores, medicamentos usados para tratamentos de fertilidade e o início da menopausa. Ou seja, quando o exame de sangue ou de urina dá positivo, existe uma pequena (bem pequena) possibilidade da mulher não estar grávida.
Se o resultado der negativo, o mesmo pode acontecer, mas por motivos diferentes. Quando a gestação está muito no começo, os níveis do hormônio são muito baixos, o que pode comprometer o resultado.
Em todo caso, ter um acompanhamento médico e a paciência para fazer os exames nos momentos mais apropriados, evita aquela frustração que só as tentantes conhecem! Confie que vai dar tudo certo e logo o seu bebê vem!
Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais
Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.
Leia mais
Pronta para ser mãe? 10 sinais mostram que é hora de engravidar!