HomeTentantesExames e TratamentosQual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?
mae olhando teste de gravidez

Qual é o melhor momento para fazer o teste de gravidez?

Saber qual é o momento certo de fazer o teste de gravidez é uma dúvida que intriga muitas mulheres que tentam engravidar. Afinal, só quem é tentante sabe o quanto é frustrante ver um teste negativo, não é?

Às vezes, a ansiedade e o nervoso falam mais alto. A felicidade e o medo podem ser são tão grandes que a vontade é de saber o mais rápido possível. Mas, para evitar fazer um teste sem a real necessidade, vamos revelar qual é o melhor momento de ir até à farmácia ou hospital. 

teste de gravidez

Qual é o tempo ideal para fazer o teste de gravidez?

Normalmente, recomenda-se fazer o teste de gravidez depois que a mulher notar o atraso da menstruação. No entanto, é possível também fazê-lo antes. Dez dias após a fecundação, o hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana), o grande responsável por criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do feto, começa a ser produzido pela placenta. 

Após esse período, testes mais detalhados como o de sangue já são capazes de detectar a gravidez, mesmo que ainda não haja um atraso menstrual. Já os testes de farmácia, não costumam ser capazes de identificar a gestação no início e podem dar resultados falhos, mesmo aquele que prometem o resultado até 4 dias antes do atraso menstrual.

ovulação período fértil

Exame de sangue x Exame de farmácia

Tanto um como o outro buscam medir a quantidade de HCG no corpo da mulher. O exame de sangue se divide em dois:

  • Qualitativo: que detecta a presença do hormônio;
  • Quantitativo: que informa a quantidade e concentração do hormônio no sangue e permite que o médico faça o cálculo de quanto tempo gestacional está a mulher. 

Já o exame de farmácia mede a quantidade de HCG na urina da mulher. Caso ele seja feito antes do atraso menstrual, é recomendável usar a primeira urina do dia, porque costuma ter uma concentração hormonal mais evidente. Se a menstruação já estiver atrasada, o período do dia não importa tanto. 

exame beta hcg

teste positivo

Existe falso positivo ou falso negativo?

O hormônio detectado pelos exames (HCG) faz parte do ciclo menstrual feminino, mesmo que em concentrações consideravelmente baixas em relação ao período gestacional. 

No entanto, disfunções e outros problemas podem levar o corpo a produzir o hormônio em maior quantidade, como tumores, medicamentos usados para tratamentos de fertilidade e o início da menopausa. Ou seja, quando o exame de sangue ou de urina dá positivo, existe uma pequena (bem pequena) possibilidade da mulher não estar grávida. 

Se o resultado der negativo, o mesmo pode acontecer, mas por motivos diferentes. Quando a gestação está muito no começo, os níveis do hormônio são muito baixos, o que pode comprometer o resultado.  

Em todo caso, ter um acompanhamento médico e a paciência para fazer os exames nos momentos mais apropriados, evita aquela frustração que só as tentantes conhecem! Confie que vai dar tudo certo e logo o seu bebê vem!

teste de gravidez

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais

Pronta para ser mãe? 10 sinais mostram que é hora de engravidar!

Você sabe calcular o período fértil?

Tentantes x Coronavírus: é melhor esperar para engravidar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário