HomeTentantesComo a psicologia pode ajudar no sonho de ser mãe?
ser mãe

Como a psicologia pode ajudar no sonho de ser mãe?

Para algumas mulheres ser mãe é um sonho, algumas se planejam e para outras acontece meio por acaso. Muitas vezes, porém, por mais que exista o sonho, algumas mulheres tem muita dificuldade de tomar essa decisão, pois se vêem no meio de muitos sentimentos conflitantes e medos e acabam se sentindo paralisadas.

Ser mãe é mudar a vida, a rotina e a imagem que a mulher tem de si mesma. Por isso, para além do acompanhamento com um médico, para fazer o pré-natal e todos os exames necessários, as mães podem contar também com a ajuda da psicologia para cuidar de questões emocionais e lidar com as preocupações e dúvidas que podem surgir.

ser mãe

Ser mãe pode causar apreensões e inquietações 

Pode aparecer a apreensão com relação ao bebê que está se formando, se está tudo bem com ele, se ele será saudável. A expectativa de ser uma boa mãe e se vai conseguir dar conta. Medo de não ter apoio. A sensação de que está perdendo a sua vida. Medos em relação ao parto, se a dor será muito intensa, se ela será bem tratada pelos médicos ou se o parto vai ocorre da forma que deseja.

Confusão de sentimentos, felicidade e ao mesmo tempo tristeza em relação a gestação. Dificuldade de engravidar que pode ser causada por questões emocionais. Medo de não conseguir amamentar. Preocupação em relação ao relacionamento com o parceiro. São tantos pensamentos e tantas mudanças a vista, que é natural precisar de ajuda para colocar tudo isso no seu lugar.

Pré-Natal Psicológico

O pré-natal psicológico é um acompanhamento, que pode ser realizado em grupo ou individualmente, no qual a mulher terá um espaço para ser olhada e poderá cuidar de todos os seus sentimentos e medos. Possibilita reorganizar as experiências vividas, desmistificar a maternidade real, entender o que esperar dessa fase, aprender a respeitar a si mesma e as suas limitações.

Além de também possibilitar que a mãe possa falar de todos os sentimentos, muitos dos quais não tem coragem de falar para os seus parentes ou amigos, pois acredita que só ela sente isso e tem medo de não ser compreendida e ser julgada.

Psicologia Perinatal

Dentro da psicologia existe a psicologia perinatal, que se ocupa da saúde emocional das mães e cuida de tudo o que envolve a maternidade, desde o planejamento de ser mãe, até a concepção, a gestação, o nascimento, pós parto, puerpério, amamentação e o início da criação do bebê.

Ao cuidar dos sentimentos, emoções e proporcionar uma reflexão sobre eles, a psicologia aprece como uma aliada para prevenir adoecimentos e complicações, podendo diminuir a incidência de depressão pós parto e facilitar a construção de um vínculo saudável e fortalecido entre a mãe e bebê.

ser mãe

Seu objetivo também é promover a saúde mental das mães, apoiando e ajudando a fortalecer as mulheres, para que elas possam tomar as decisões de maneira mais confiante.

Ajuda na superação de experiências traumáticas, como um aborto no passado. Ajuda a aliviar a ansiedade e fornecer estratégias para lidar com situações novas. O psicólogo dá suporte, dá lugar para as experiências vividas e sempre leva em conta que cada mulher vivencia uma experiência única da maternidade.

Com esse cuidado, a decisão de ser mãe pode ser tomada com mais clareza e sem tantos sentimentos assustadores que impeçam essa maternidade de acontecer.

Bruna Osorio – Psicóloga Clínica

CRP: 06/118617

Facebook: Bruna Osorio Psicologia

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

Leia mais:

Depressão pós-parto: é possível evitar que ela apareça?

Interesses intensos por dinossauros desenvolve mais as crianças

Primeira Infância: Entenda como lidar com os desafios dessa fase

Autoestima no pós-parto: Como lidar com as transformações do corpo?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário