HomeTentantesDicas para EngravidarSintomas da gravidez: será que estou grávida?
sintomas da gravidez

Sintomas da gravidez: será que estou grávida?

Há vários sinais que podem indicar que você está grávida. Eles variam de mulher para mulher, sendo que algumas chegam a não sentir nada. Há também aquelas que sentem todos juntos. Em todos os casos, não há uma regra do que é normal ou não. Confira alguns dos principais sintomas da gravidez:

1 – Atraso menstrual é o principal dos sintomas da gravidez

As mulheres que possuem um ciclo menstrual regular podem começar a desconfiar da gravidez quando a menstruação atrasar. Já quem tem um ciclo irregular, pode perceber outros sintomas antes.

Mas lembre-se que muitas mulheres têm pequenos sangramentos mesmo estando grávidas. Esse processo faz parte da nidação, quando o embrião é implantado no útero. Além disso, estresse e ansiedade também podem contribuir para o atraso da menstruação. Na dúvida, com alguns dias de atraso, vale a pena fazer um teste de farmácia. 

Teste de farmácia com linha clara. É positivo ou negativo?

 

sintomas da gravidez

 

2 – Seios mais sensíveis

Outro dos sintomas da gravidez é uma sensibilidade maior nos seios, que também podem aumentar de banho. Algumas mulheres também têm as aréolas mais escurecidas quando estão grávidas.

 

3 – Cansaço e sonolência

É muito provável que você fique muito mais sonolenta e cansada do que o normal nas primeiras semanas de gravidez. Esse quadro pode se estender até o fim do primeiro trimestre, por causa do aumento dos níveis de progesterona no corpo.

 

4 – Enjoos

É o sintoma típico apresentado nos filmes e novelas: enjoos súbitos – normalmente matinais – quase sempre indicam uma gravidez. Mas não é toda mulher que sente e eles tendem a desaparecer por volta da 16ª semana.

sintomas da gravidez

 

5 – Cólicas

Você também pode sentir cólicas leves, como na menstruação. É um dos sinais da nidação, além de um pequeno sangramento de escape. Mas muita atenção: em caso de cólicas muito fortes, procure atendimento médico com urgência.

A nidação e seus sintomas

sintomas da gravidez

 

6 – Aumento das idas ao banheiro

A vontade constante de ir ao banheiro começa já nos primeiros meses de gravidez, quando o útero aumento de tamanho e começa a pressionar a bexiga.

 

7 – Emoções à flor da pele

As mudanças hormonais causam alterações no humor e você pode ficar mais triste ou irritada que o normal. Pode ser que você tenha crises de choro, sem um motivo, por exemplo.

sintomas da gravidez

 

8 – Sensibilidade a odores e mudanças nos gostos alimentares

De repente você sente uma vontade súbita de comer um bolo de banana – sendo que não é fã de doces – ou que passe a enjoar com o próprio perfume. Essas alterações nos gostos alimentares e a sensibilidade maior a odores também é um dos sintomas da gravidez.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Truques para engravidar de um menino

Exercícios físicos ajudam a engravidar!

Você sabe calcular o período fértil?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.