HomeTentantesTentantes x Coronavírus: é melhor esperar para engravidar?
engravidar

Tentantes x Coronavírus: é melhor esperar para engravidar?

Em tempos de coronavírus, tudo mudou. A pandemia do covid-19 pegou a todos de surpresa e chegou para mexer com sua rotina, seus hábitos e talvez, até com os planos de aumentar a família. Para as mulheres que estavam pensando em engravidar, o momento reflete uma grande incerteza. Afinal, é necessário adiar esse sonho?

engravidar

Ainda é muito cedo para afirmações. Mas segundo pesquisa do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, do Reino Unido, não há evidências que comprovem que a covid-19 aumente o risco de aborto espontâneo ou perda precoce da gravidez. 

Também não há evidências de que o covid-19 possa ser passado para o bebê durante a gestação ou casos de malformação devido ao coronavírus. 

Engravidar em tempos de coronavírus

A princípio, não existe contraindicação. Para as mulheres que desejam engravidar, não é preciso interromper as tentativas naturais. 

Vale ressaltar que a situação atual é muito diferente da epidemia do zika vírus,  que atingiu o Brasil em 2015-2016, e que estava diretamente relacionado a malformações no bebê. 

engravidar

A única ressalva para quem está querendo engravidar, é a questão médica. Se ela precisar passar por algum atendimento, devido a alguma complicação normal, com a superlotação dos hospitais, pode ser que seja mais difícil. 

O acesso à exames e acompanhamento pré-natal também pode sofrer alterações com a pandemia. Essa questão é um ponto muito válido a se considerar, já que não sabemos como as coisas vão se desenrolar daqui para frente. 

Fertilização in vitro e outros tratamentos de reprodução assistida

Nesse caso, a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) recomenda adiar os tratamentos de fertilização in vitro e inseminação artificial. Ou seja, postergar o início de qualquer tratamento para obtenção de uma gravidez até que a situação no país relativa ao COVID-19 esteja controlada”, divulgaram em nota.

engravidar

E quem já iniciou o tratamento?

A orientação para os ciclos que estão em andamento sejam finalizados, com controles estritos dos pacientes e equipes envolvidas, segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e a Red Latinoamericana de Reproducción Asistida.

Lidando com a questão emocional 

Para quem está querendo engravidar, a maior dificuldade é a saúde mental da tentante.Com esse cenário de tantas incertezas e medos provocados pela pandemia de coronavírus, é normal que o psicológico da mulher fique mais abalado.

Muita vezes, o sentimento de frustração pode aparecer, ainda mais quando os planos já estavam traçados.  O dia a dia “normal” já pode despertar um quadro de ansiedade – e com a situação atual, isso pode se potencializar.

Não é fácil! Por isso, converse com o seu parceiro, sobre seus planos, expectativas e tudo o que está se passando dentro de você.

engravidar

Busque uma rede de apoio que você possa desabafar e também procure por informações seguras. Busque dentro de você as respostas se você considera o melhor momento para engravidar, se você não vai se sentir melhor esperando mais um pouquinho. 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??

Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

Leia mais:

Mãe de quadrigêmeos, Lindsay Hay conquista a internet

Coronavírus: tudo o que as grávidas precisam saber

Barriga Solidária: entenda como funciona no Brasil

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.