HomeTentantesExames e TratamentosTeste de farmácia com linha clara. É positivo ou negativo?
teste de farmácia

Teste de farmácia com linha clara. É positivo ou negativo?

Quando os primeiros sintomas de gravidez aparecem, a maioria das mulheres recorre ao teste de farmácia para confirmar a gestação. O resultado positivo é indicado por duas linhas vermelhas. Já o negativo deixa apenas uma linha marcada.

A dinâmica é muito simples, mas desperta dúvidas quando o teste deixa uma linha vermelha e outra bem clarinha, quase imperceptível. Nesses casos, é negativo ou positivo?

teste de farmácia

 

Como o teste de farmácia funciona?

O teste de farmácia detecta a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina. O exame de sangue faz a mesma coisa, mas é mais completo e pode identificar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual.

O hCG é conhecido como o hormônio da gravidez. Já falamos sobre ele aqui! O hormônio entra em ação logo após a fecundação. Ele chega na corrente sanguínea da mulher quando o embrião se implanta na parede do útero e também pode ser encontrado na urina.

Este hormônio só é produzido quando há um embrião em desenvolvimento. Por isso, o teste de farmácia é uma ferramenta confiável para detectar a gravidez.

Quando as duas linhas ficam vermelhas, a mulher está grávida!

Diferença entre o Beta HCG quantitativo e qualitativo

teste de farmácia

 

Linha clara

A segunda linha do teste de farmácia depende diretamente dos níveis do hCG no corpo. Quando ela fica marcada – independente da intensidade da cor – significa que a mulher está grávida (exceto em poucos casos, que vamos falar mais abaixo).

A segunda linha pode ficar clara por vários motivos. Se o teste for feito cedo demais, por exemplo, os níveis do hCG podem estar muito baixos (eles se multiplicam conforme as semanas passam).

 

Falso negativo

Quando o resultado dá negativo – uma linha apenas fica vermelha – ainda há esperança. A gestação pode estar recente demais para os níveis do hCG serem detectados na urina.

Se você estiver com poucos sintomas, vale a pena esperar mais alguns dias e refazer o teste.

5 exames para fazer antes de engravidar

E o falso positivo?

Como explicamos, as duas linhas vermelhas indicam gravidez. São raros os casos em que o teste dá um falso resultado positivo.

Pode acontecer em caso de aborto recente, quando os níveis do hCG ainda são perceptíveis. Alguns medicamentos também contém o hormônio (os utilizados em tratamentos de fertilidade, por exemplo).

Ou seja, se você não se encaixa em alguma das situações acima e seu teste de farmácia deu positivo, parabéns! Você está grávida.

A primeira medida é procurar o seu ginecologista, para confirmar a gravidez e iniciar o pré-natal.

teste de farmácia

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

Truques para engravidar de um menino

Exercícios físicos ajudam a engravidar!

Você sabe calcular o período fértil?

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.