HomeTentantesExames e TratamentosUltrassom seriada permite saber quando ocorre a ovulação
ultrassom seriada

Ultrassom seriada permite saber quando ocorre a ovulação

Se você está com dificuldades para engravidar ou tem um ciclo de ovulação irregular, o médico pode solicitar uma ultrassom seriada. O procedimento envolve uma série de 3 ou 4 exames de ultrassonografia que irá verificar a ovulação da mulher naquele ciclo. Este tipo de exame também é conhecido como ovulograma.

O médico pode pedir esse exame mesmo se você não estiver fazendo uso de medicamentos que estimulam a ovulação. A ultrassom seriada irá precisar o dia da sua ovulação e também se os folículos estão crescendo de forma adequada.

ultrassom seriada

 

Entenda o processo da ultrassom seriada

A primeira ultrassom é feita normalmente entre o terceiro e o quinto dia do ciclo. Nesta primeira etapa, o exame analisa a quantidade de folículos em desenvolvimento inicial nos ovários.

O exame atesta se a reserva ovariana está satisfatória e se os folículos do ciclo anterior regrediram de forma natural (folículos retidos podem impedir o desenvolvimento de novos e prejudicar o ciclo).

A segunda ultrassom seriada é realizada entre o oitavo e décimo dia do ciclo menstrual da mulher. Neste exame, os médicos verificam se existe folículo dominante – aquele que libera o óvulo maduro, próprio para a fecundação.

Já a terceira ultrassom acontece entre o 12º e o 14º dia do ciclo. Nessa fase, o médico examina o endométrio. Ele deve possuir a espessura adequada para receber a implantação do embrião. O médico também vê se o folículo dominante – visto na última ultrassom – se desenvolveu corretamente e está pronto para liberar o óvulo.

5 exames para fazer antes de engravidar

A quarta ultrassom seriada é realizada entre o 15º e o 18º dia. Ela determina se a ovulação aconteceu realmente, averiguando a presença do corpo lúteo (que se forma no lugar do folículo dominante). Em alguns casos, a realização dessa última ultrassom não é necessária ou também pode acontecer do médico pedir um quinto exame.

ultrassom seriada

 

Por que fazer uma ultrassom seriada?

A ultrassom seriada pode ser indicada em vários casos, desde auxiliar em tratamentos de fertilidade até confirmar diagnósticos clínicos. A fertilização in vitro, a inseminação artificial e o coito programado são alguns dos tratamentos que utilizam o exame para determinar o dia da ovulação e saberem se a medicação está surtindo efeito. Em caso de suspeita de LUF (Síndrome do Folículo Não Roto), o médico também solicita o exame.

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

FacebookInstagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

– As causas mais comuns da infertilidade masculina

– Problemas imunológicos impedem a gravidez

– A importância do ácido fólico para grávidas e tentantes

– Alimentos que afetam a fertilidade da mulher

– Estudo aponta que cafeína prejudica a fertilidade nas mulheres

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.