HomeGravidezDicas, beleza e bem-estarComo controlar a vontade de comer doces na gravidez?
comer doces na gravidez

Como controlar a vontade de comer doces na gravidez?

Todo mundo sabe que durante a gravidez a fome aumenta consideravelmente, principalmente em relação aos doces. Se já é difícil resistir aquele chocolate no final da tarde normalmente, imagina estando grávida? Mas se você anda exagerando no açúcar, um alerta: o consumo excessivo de doces durante a gravidez pode resultar em diabetes gestacional. Conversamos com a nutricionista funcional Giovana Canno sobre os perigos do açúcar para as grávidas e dicas de como controlar a vontade de comer doces na gravidez.

comer doces na gravidez

Fome excessiva na gravidez

Segundo a nutricionista, a fome excessiva na gravidez é muitas vezes resultado da falsa crença que deve-se comer por dois. “Esse pensamento é totalmente inadequado. “O gasto calórico no primeiro trimestre deve-se manter o mesmo de antes da gestação (em média, uma mulher adulta gasta de 2000 a 2200 kcal/dia) e a partir do 4º mês, acrescentamos de 300 a 400 kcal/dia”, explicou a nutricionista, que lembrou que mais importante do que a quantidade de calorias é a qualidade nutricional dos alimentos. “Uma maçã tem 80 kcal assim como um brigadeiro tem 80 kcal. Pensando em caloria, os dois são iguais, porém o brigadeiro não fornece nenhum nutriente, apenas calorias vazias que irão atrapalhar o bom funcionamento do metabolismo da gestante. Já a maçã oferece carboidratos (fibras), vitaminas e alguns minerais”.

 

Processo metabólico

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por um processo metabólico intenso. O gasto energético dela é muito maior e por isso a vontade de comer carboidrato (principalmente doce) aumenta. A produção da serotonina também diminui (hormônio da saciedade e felicidade) enquanto o do cortisol (hormônio relacionado ao aumento do estresse) aumenta, fazendo com que a grávida sinta essa “necessidade” de comer doces na gravidez, até por se sentir mais ansiosa.

Giovana lembra que a gestante pode ter até o sono afetado caso se renda a esse exagero na dieta. “Por isso, recomendo que os doces não sejam consumidos nesse período. Se a mulher fizer muita questão de comer doces na gravidez diariamente, sugiro o consumo de até 15 gramas/chocolate (de preferência amargo ou 70% de cacau) sempre após uma grande refeição. Mas cuidado: não é saudável consumir doces todos os dias, pois esse hábito vicia o paladar e depois fica difícil parar”, aconselha a nutricionista.

 

O perigo do diabetes gestacional

Um dos maiores perigos para as gestantes que não conseguem controlar a vontade de comer doces na gravidez é o diabetes gestacional. Segundo a nutricionista fica difícil fugir dela se não houver moderação no consumo de açúcar. “O consumo excessivo de doces na gravidez resulta em diabetes gestacional em 98% dos casos. Muitas mulheres regularizam esses picos de insulina após o parto, porém aquelas que já seguiam uma alimentação inadequada a longo prazo têm mais chances de se tornarem diabéticas”.

comer doces na gravidez

Mas afinal, como controlar a vontade de comer doces na gravidez?

A dica da nutricionista é substituir os doces com açúcar refinado pelos mais naturais, feitos com frutas por exemplo. Lembrando que tudo em excesso pode trazer malefícios. “A gestante pode se beneficiar de saladas de frutas, priorizando também as com cascas por causa das fibras”.

Para quem gosta de chocolate, Giovana sugeriu uma receita que faz sucesso entre suas pacientes: banana, aveia, chocolate amargo e castanha de caju triturada. “Fica ótima aquecida no microondas e mata aquela vontade de comer doces depois do almoço. O Over Night Oat, receita que leva iogurte, granola sem açúcar, frutas vermelhas e oleaginosas, também fica delicioso”.

Para as gestantes que optaram por substituir o açúcar pelo adoçante, a nutricionista faz um alerta. “O ideal é não usar nenhum tipo de adoçante, pois o consumo em excesso e a longo prazo pode causar uma condição chamada disbiose intestinal (maior quantidade de bactérias ruins do que boas no intestino, causando desordem na absorção e digestão de diversos nutrientes). Os mais naturais e indicados para gestante são a stévia e o xilytol”, finalizou Giovana.

Se você está grávida e com dificuldade de controlar a vontade de comer doces durante a gravidez, nossa dica é buscar a orientação com um nutricionista. Um acompanhamento profissional pode fazer toda a diferença para uma gravidez mais saudável!

 

 

Não quer perder nenhuma de nossas dicas??
Siga todas as nossas redes sociais

Facebook, Instagram (@ficargravida) e Pinterest.

 

 

Leia mais

Diabetes gestacional: um guia completo

Compartilhe:
Classifique este artigo

O Ficar Grávida é um blog com conteúdo voltado para mulheres que estão grávidas, já são mamães e também para as que querem engravidar. Aqui, nós conversamos sobre gravidez, filhos, saúde, comportamento, decoração, histórias inspiradoras e muito mais! Entre em contato com a gente!

redacao@ficargravida.com.br

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.